A força da cultura e tradição indígena na Bahia

Ministério do Turismo - http://www.turismo.gov.br - 19/05/2016
Conhecida por suas praias exuberantes, riqueza histórica e forte roteiro cultural, a cidade de Porto Seguro (BA) também reserva outras surpresas no cenário do turismo nacional. A tradição indígena, marcante no estado, constitui um grande produto turístico para visitantes brasileiros e estrangeiros, possibilitando um contato único com as tradições e cultura dos povos mais antigos do país.

Localizada a apenas 12 quilômetros de Porto Seguro, em plena Mata Atlântica, a Reserva da Jaqueira preserva a história e os costumes dos índios Pataxó, e proporciona ao visitante uma experiência única de conhecer e vivenciar a cultura indígena brasileira.

Criada em 1998, a comunidade da Jaqueira é engajada na proposta de desenvolvimento sustentável e responsabilidade social. A economia local é movida pelo turismo, com a venda de pacotes para entrada na reserva e comercialização de produtos artesanais desenvolvidos pelas cerca de 30 famílias indígenas do local.

"A reserva é um local sagrado para todo o povo pataxó. Aqui, conseguimos preservar a nossa cultura, com o nosso dialeto, nossas vestimentas, nossos rituais. Vivemos em total harmonia com a natureza e mantemos viva a lembrança de nossa luta e resistência ao longo de todos esses anos", conta Kamaywrá Pataxó.

O passeio na reserva é inesquecível. Os pataxós fazem questão de receber os turistas com o corpo pintado e enfeitado com os cocares coloridos, colares de sementes, brincos tribais e pulseiras étnicas, tudo produzido com matérias-primas da região e valorizando sua tradição.

O roteiro inclui degustação do que há de melhor na culinária típica - o famoso "assado na folha da patioba" -, banho de rio, prática de arco e flecha e caminhada na mata, onde se pode admirar espécies raras de árvores nativas e animais ameaçados de extinção. As plantas e ervas medicinais usadas para curar enfermidades simples e outros cuidados com a saúde também merecem destaque no passeio.

"Aqui a gente queima incenso todo dia porque ele serve para muitas coisas, como para tirar o engodo e a inveja, além de ser bom para sinusite e rinite", conta o Pajé Iburé. "Para as coisas que não são graves, a gente cuida com a nossa medicina, a da natureza", completa.


Tocha olímpica


Porto Seguro é uma das cinco cidades brasileiras selecionadas pelo Ministério do Turismo para receber a visita de jornalistas e blogueiros durante o revezamento da tocha olímpica. A escolha ocorreu por meio de um processo seletivo, com objetivo de potencializar a promoção dos destinos brasileiros durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Em Porto Seguro, o revezamento do símbolo olímpico acontece nesta quinta-feira (19) e um dos condutores será o cacique pataxó, Raoni Braz, da Aldeia Velha.



http://www.turismo.gov.br/%C3%BAltimas-not%C3%ADcias/6235-a-for%C3%A7a-da-cultura-e-tradi%C3%A7%C3%A3o-ind%C3%ADgena-na-bahia.html
PIB:Leste

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Aldeia Velha
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.