Lúcia Tereza destina emenda de R$ 200 mil para comunidade indígena

Assembleia Legislativa RO - http://www.al.ro.leg.br - 23/05/2016
A deputada Lúcia Tereza (PP) recebeu a visita da coordenadora das Organizações Indígenas do Povo Cinta Larga (Patjamaaj), Elizabete Cinta Larga (Bete) que reivindicou junto a parlamentar apoio na questão da saúde na comunidade do Roosevelt.

Segundo Bete Cinta Larga, a comunidade central do Roosevelt, com mais de 300 moradores, não possui um veículo de resgate para atender a qualquer emergência médica que possa ocorrer na comunidade.

Distante 75 km da sede do município de Espigão do Oeste, a aldeia central do Roosevelt é atendido por um posto de saúde, mas não possui nenhum veículo de apoio.

Ao pedir a ajuda para a deputada Lúcia Tereza, a presidente da Patjamaaj citou a importância da comunidade ter um veículo para atender as emergências locais. "Essa ambulância irá atender não só a comunidade do Roosevelt, mas também as aldeias Tenente Marques e a extensão do Tenente", afirmou Bete.

Após o encontro, a deputada Lúcia Tereza se comprometeu em colocar uma emenda individual no valor de R$ 200 mil para a aquisição de uma ambulância traçada para atender as comunidades Cinta Larga.

"Já visitamos a aldeia em várias oportunidades e sabemos das dificuldades que os nossos irmãos indígenas passam para enfrentar seus problemas de saúde, por isso estamos colocando essa emenda para a aquisição dessa ambulância", ressaltou a parlamentar.

Segundo informou a deputada, a Casa de Apoio ao Indígena (Casai) não tem condições de fazer atendimento às comunidades Cinta Larga devido à falta de estrutura e a distância de Cacoal até a aldeia.

Quando existe uma emergência a Casai é acionada, mas devido à distância e a sua precariedade de recursos, muitas vezes a ajuda demora a chegar, "por isso estamos disponibilizando esse recurso através da saúde para atender a demanda na comunidade da aldeia central do Roosevelt", finalizou Lúcia Tereza.



http://www.al.ro.leg.br/institucional/noticias/lucia-tereza-destina-emenda-de-r-200-mil-para-comunidade-indigena
PIB:Rondônia

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Roosevelt
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.