Comunidade do Truaru instala internet para garantir continuidade dos estudos

Folha BV - 03/06/2016
A internet se tornou uma ferramenta mundial de comunicação, sendo capaz de propagar informação e conhecimentos gerais para qualquer lugar com um único acesso. Em razão dessa facilidade, o grupo União Alternativa para o Desenvolvimento Social (UADS) elaborou o projeto de compra e instalação de uma antena de internet para ajudar na formação de nível superior dos moradores da Comunidade do Truaru, a cerca de 60 km de Boa Vista, trecho norte da BR-174, zona rural de Boa Vista.

De acordo com o professor e diretor do UADS, Mário Belarmino, a comunidade possui ensino fundamental e médio completos pela Escola Estadual Indígena Rosa Nascimento, mas a continuidade da formação para o nível superior é prejudicada pelos altos custos na Capital. "A internet vai facilitar o prosseguimento da nossa formação. Até a minha, sendo professor. Quanto mais perto de mim, da minha comunidade, melhor. Então eu vejo a internet como uma saída", disse.

Professor em Roraima desde 1997, Belarmino disse que também há preocupação com a formação continuada do professor. "Os jovens hoje têm mais conhecimento de uso tecnológico do que nós. Então, também é importante que saibamos como usufruir", frisou. Para isso, o grupo UADS abrirá convites e parcerias com pessoas do meio jurídico para a realização de palestras de orientação na comunidade ao uso da internet.

A Escola Estadual Indígena Rosa Nascimento, localizada na comunidade, é uma das inúmeras instituições que participam do programa Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), responsável pelo oferecimento gratuito à internet banda larga. Na escola já são realizados cursos de Técnico de Informática e de Metodologia de Ensino de História e Geografia, ambos à distância, em parceria com a Universidade Estadual de Roraima (UERR) e do Instituto Federal de Roraima (IFRR). De acordo com Belarmino, novos cursos disponíveis fazem parte dos planos futuros do UADS, com a parceria de instituições educacionais da capital.


Expansão


A partir de segunda-feira, 6, pontos de internet serão vendidos pelo UADS em parceria da loja InfoRR. O objetivo é expandir o sinal para os interessados da região do Truaru e, assim, ultrapassar as barreiras impostas pela localização da comunidade.


Evento


Visando a arrecadação de recursos financeiros para o pagamento da antena, o UADS vai realizar a 2ª Festa Encontro dos Amigos durante de hoje, dia 3, até domingo, 5, na Comunidade do Truaru. Serão realizadas competições esportivas, concursos, bingo e apresentações musicais. No local também serão vendidas comidas e bebidas. O evento é aberto ao público em geral.



http://folhabv.com.br/noticia/Comunidade-do-Truaru-instala-internet-para-garantir-continuidade-dos-estudos/16962
PIB:Roraima/Lavrado

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Truaru
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.