Miranda realiza 1ª edição da Agroecoindígena neste final de semana

Capital News - http://capitalnews.com.br - 02/06/2016
Com o tema "Fortalecendo a Agroecologia em Terras Indígenas (TI) do Pantanal Sul-mato-grossense", acontece sexta-feira (3) e sábado (4), em Miranda, a 1ª edição da Agroecoindígena, no Parque de Exposição 16 de julho. O evento busca a promoção da autonomia indígena, proporcionando um espaço para refletir a gestão sustentável dos territórios indígenas a partir do diálogo.

Fortalecer os princípios e filosofia da agricultura tradicional Terena, por meio de Sistemas Agroflorestais Biodiversos (SAFs) nas comunidades indígenas do Estado, dar visibilidade às ações desenvolvidas pelos indígenas na conservação do Pantanal, e promover o diálogo de saberes fortalecido pelas práticas sustentáveis são os objetivos do evento.

Os seguintes seminários serão apresentados: Seminário de Sistemas Agroflorestais Indígenas e o Seminário de Concepções para o Curso Superior em Agroecologia Indígena (contando com a participação de representantes de todos os órgãos parceiros entre eles: IFMS, UFMS e UFGD), marcando o Agroecoindígena. Além disso, também serão realizados encontros como, "Encontro de Agricultores e Agricultoras Indígenas", "Encontro dos Xamãs Indígenas", "Encontro de Concepção do Curso superior de Agroecologia Indígena", haverá ainda a primeira edição da "Feira de Etnovariedades".

Para completar a programação serão oferecidas 10 oficinas focadas em técnicas e práticas de interesse com variados temas, além de giro etnotecnológico (visitação nas aldeias locais), que consistem em conhecer e conversar nos locais da Unidade Produtiva familiar, Escola Indígena e Unidade Demonstrativa Agroecológica, e também o giro tecnológico (visitação nas aldeias locais) para analisar os locais de plantio e de desenvolvimento na comunidade.

A expectativa do evento é reunir cerca de mil participantes, entre indígenas, pesquisadores, técnicos, extensionistas, estudantes e professores envolvendo todo o município de Miranda onde se concentram nove aldeias. Também estão sendo esperados indígenas de outros municípios do Mato Grosso do Sul: Dourados, Nioaque, Aquidauana, Sidrolândia, Dois Irmãos do Buriti, entre outros.

A Embrapa Agropecuária Oeste e Embrapa Pantanal estão trabalhando como uma das instituições organizadoras do evento. O evento é uma realização do Coletivo Ambientalista Indígena de Ação para Natureza, Agroecologia e Sustentabilidade (Caianas), composta por anciãos, homens, mulheres, jovens e lideranças indígena de Terra Indígena (TI) Cachoeirinha, em parceria com diversas instituições. Subsecretaria de Políticas Públicas para População Indígena (SPPPI), Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Secretaria de Agricultura Familiar (Sepaf), Projeto Gestão Ambiental e Territorial Indígena (Gati), Instituto Terena de Educação Intercultural, Prefeitura Municipal de Miranda, Funai, IFMS, UEMS, UFMS, UFGD, Programa Rede de Saberes "Permanências de Indígenas no Ensino Superior".



http://capitalnews.com.br/rural/miranda-realiza-1-edicao-da-agroecoindigena-neste-final-de-semana/292216
PIB:Mato Grosso do Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Cachoeirinha
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.