Assembleia pode criar a Frente Parlamentar Indígena

Folhamax - http://www.folhamax.com.br - 08/06/2016
O deputado e líder do governo na Assembleia Legislativa, Wilson Santos (PSDB), estuda a possibilidade de criar a Frente Parlamentar Indígena (FPI). O pedido foi feito em Barra do Bugres, na segunda-feira (6/6), durante audiência pública, quando soulção para os problemas indígenas foram debatidos na aldeia Umutina.

"Estamos analisando esse pedido, pois trata-se de um assunto importante na atualidade estadual para defender os direitos e temas indígenas na Assembleia", apontou Santos.

O pedido foi encaminhado pelo recém eleito presidente da Federação dos Povos Indígenas de Mato Grosso (Fepimt), cacique da etnia Caiapó, Bemoro Metukiri. Junto com a reivindicação da FPI, a classe indígena propõe que uma agenda permanente de discussão seja estabelecida de acordo com a necessidade sobre temática indígena no Estado.

De acordo com o cacique da aldeia Wazare, da etnia Pareci, Roni Pareci, a criação da Frente Parlamentar vai proporcionar o debate diretamente com os deputados, de temas importantes para os povos indígenas.

"Acreditamos nessa possibilidade, que vai nos deixar mais próximos dos deputados para levarmos nossos problemas e sugestões para o Governo do estado", afirmou o cacique.

Todas as reivindicações foram assinadas pelos representantes das 43 etnias indígenas de Mato Grosso, que apresentaram propostas coletivas. "Estamos muito distantes de Cuiabá e isso dificulta reuniões com deputados, mas a Frente Parlamentar, vai facilitar os diálogos e temos chance de levar propostas para vencer os problemas", falou o representante da etnia Xingu, Makupá Caiabi.

A diretoria da Fepimt encaminhou também para o deputado, que a Assembleia negocie com as Secretarias e os Conselhos Estaduais de Educação e de Saúde, a garantia das condições financeiras para realização de conferências de saúde e de educação indígena, no mesmo ano em que ocorrem as conferências municipal, estadual e federal sobre temas indígenas.



http://www.folhamax.com.br/cidades/assembleia-pode-criar-a-frente-parlamentar-indigena/88529
Índios:Política Indígena

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Umutina
  • TI Utiariti
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.