O conflito entre indígenas e produtores rurais em Caarapó, que aconteceu nesta terça-feira (14), e deixou o saldo de um índio morto e cinco vítimas internadas no hospital da cidade e outros em Dourados, ganhou repercussão na mídia nacional.
Durante pouco mais de dois minutos, a TV Morena, afiliada da Rede Globo em Mato Grosso do Sul, que tinha como âncora a jornalista Lucimar Lescano, deu ênfase ao conflito com informações repassadas por telefone pelo repórter Diogo Nolasco, que mostrou imagens dos policiais que ficaram reféns por cerca de duas horas, inclusive com marcas pelos corpos após serem agredidos. O repórter falou também sobre a viatura que foi totalmente queimada pelos indígenas.
A referida reportagem teve sequência com uma fala do tenente da Polícia Militar Ronilton Diniz falando sobre falando sobre a disponibilização do efetivo do 3o BPM (Batalhão de Polícia Militar, de Dourados para que possa ser utilizado em caso de necessidade.
Já no Jornal Nacional, o apresentador e editor William Bonner falou durante 48 segundos sobre o caso. Veja o que disse o jornalista: Um índio morreu e seis ficaram feridos, entre eles uma criança num confronto com produtores rurais em uma fazenda no Mato Grosso do Sul. Policiais que tentavam manter o conflito em Caarapó chegaram a ser feitos reféns. Eles ficaram feridos e foram depois liberados. A polícia ainda negocia com os índios a entrega das armas. Os produtores rurais entraram na justiça com um pedido de reintegração de posse. Por outro lado, a Funai lamentou a morte do indígena que era agente de saúde e declarou também que os Guarani Kaiová lutam há décadas pela regularização fundiária da região. O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) disse que repudia o que chamou de ação paramilitar realizada por fazendeiros contra os índios.
O conflito voltou a ser destaque também no Jornal da Globo desta terça-feira.
Na tarde desta terça-feira (14), o telefone do CaarapoNews recebeu inúmeras ligações de vários portais do interior do Estado, e ainda do Canal Rural de São Paulo.
O comandante do 3o BPM tenente coronel Carlos Silva disse para a redação do site Campo Grande News, que esta quarta-feira (15) amanheceu, na medida do possível, tranquila na área da fazenda Yvu, próximo a aldeia Te'Ýikue
Silva disse ainda que 20 policiais do seu comando vieram para se juntar com os de Caarapó, com o intuito de tentar negociar a devolução do armamento que os indígenas pegaram dos policiais e ajudar a manter a ordem.
O conflito além de virar manchete nacional na mídia televisiva provocou ainda discussão acalorada entre os senadores João Capiberibe (PSB-AP) e Waldemir Moka (PMDB-MS), no plenário do Senado nesta terça-feira (14).
Para ver o vídeo acesse o link abaixo.
globoplay.globo.com/v/5094362/
http://www.caaraponews.com.br/noticia/73722/conflito-entre-indios-e-fazendeiros-em-caarapo-ganha-repercussao-nacional
PIB:Mato Grosso do Sul
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Dourados-Amambaipeguá I
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.