Em Paragominas, servidores públicos continuam retidos em aldeia indígena

G1- http://g1.globo.com - 16/06/2016
Quatro servidores públicos continuam retidos na manhã desta quinta-feira (16) na aldeia Teko-Haw, que fica cerca de 100 quilômetros de Paragominas, no sudeste do Pará. Os funcionários, que são lotados na Secretaria de Educação e trabalham na aldeia, foram impedidos pelos indígenas da etnia Tembé na última quarta-feira (15) de saírem do local. Apesar da restrição, os servidores mantêm comunicação com suas famílias e afirmaram que não sofreram nenhum tipo de violência.

Os indígenas e os moradores da comunidade vizinha Caip cobram melhorias no serviço de fornecimento de energia elétrica na região. Eles afirmam que a energia é instável e interrompida com frequência, ocasionando a queima de equipamentos.

Além dos problemas com o fornecimento de energia, a comunidade indígena exige melhorias no transporte e nas estradas da região. Os manifestantes esvaziaram os pneus dos carros da concessionária de energia elétrica do Pará (Celpa) e ainda ameaçaram incendiar o veículo se o problema não for resolvido.

A Polícia Militar afirma que a situação está controlada. Cerca de 20 policiais chegaram ainda no começo da noite de quarta-feira (15) à comunidade.

Na manhã desta quinta-feira (16), uma equipe da Celpa foi participar de uma reunião com a comunidade e as lideranças indígenas para tentar uma negociação e firmar uma data para resolver a situação. A Celpa afirma que já está atuando com equipes na referida área para normalizar qualquer ocorrência relacionada à rede elétrica que atende a localidade.



http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2016/06/em-paragominas-servidores-publicos-continuam-retidos-em-aldeia-indigena.html
PIB:Sudeste do Pará

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Alto Rio Guamá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.