Ao ritmo da dança indígena parixara, tocha chega a Boa Vista

MinC- http://www.cultura.gov.br - 17/06/2016
Neste sábado (18), a chama olímpica cruza a linha do Equador e chega ao hemisfério norte, sem sair do País. O destino é a capital Boa Vista (RR), uma das cidades que firmou convênio com o Ministério da Cultura para promover ampla programação cultural. No roteiro, que inclui atividades em terra, água e ar, uma das culturas em destaque é a indígena.
Ao longo do dia, a tocha será conduzida por 155 pessoas e, ao chegar de paraquedas na Comunidade Indígena Campo Alegre, será recebida por 100 arqueiros indígenas e um ritual da dança parixara.

"O estado de Roraima tem uma grande população indígena. É uma cultura muito forte e muito presente no estado. Não poderíamos deixar essa população sem ter o privilégio de recepcionar a tocha", explica Alda Amorim, superintendente de turismo da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura de Boa Vista. "A dança indígena parixara é um festa da colheita, um agradecimento aos Deuses pelo alimento que vão colher", completa.

De etnia Patamona, da região do Uiramutã, o artista plástico Isaías Miliano será um dos condutores da tocha. Isaías se diz "honrado com a tarefa por ser um índio representando o seu povo e suas origens".


Tocha segue de canoa


Outro ponto alto na programação será o percurso em que a tocha seguirá pelo Rio Branco, rumo ao píer da Orla Taumanan, em um comboio de canoas de madeira personalizadas por artistas plásticos. Ana Medina, que dedica sua vida à arte há 16 anos, vai ilustrar em uma das canoas os indígenas e a floresta amazônica. Ela explica que a arte é em homenagem aos indígenas e aos anos em que atua na defesa do povo Yanomami e da floresta amazônica.

A tocha olímpica encerra passagem por Boa Vista em grande estilo, na Praça Fábio Marques Paracat, onde encontrará a fogueira junina do Maior Arraial da Amazônia. No domingo, o comboio segue para Manaus, onde também haverá programação cultural apoiada pelo Ministério da Cultura.

O projeto do ministério da Cultura Celebrações nas Cidades do Revezamento da Tocha Olímpica destina de R$ 192 mil a R$ 250 mil para 18 capitais das cinco regiões brasileiras organizarem eventos que devem, preferencialmente, ser realizados em espaços públicos de grande circulação. As atividades devem divulgar a cultura, a arte e a gastronomia locais.



http://www.cultura.gov.br/noticias-destaques/-/asset_publisher/OiKX3xlR9iTn/content/id/1350583
PIB:Roraima/Lavrado

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI São Marcos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.