Indígena baleado em conflito em MS está com suspeita de tuberculose

G1- http://g1.globo.com - 28/06/2016
Dos seis indígenas baleados em confronto com produtores rurais em Caarapó, a 264 quilômetros de Campo Grande, apenas um continua internado. Jesus de Souza foi transferido para ao Hospital Universitário de Dourados, onde está isolado por suspeito de tuberculose. Ele passou por uma cirurgia.

Segundo o hospital, o estado de saúde do indígena é estável e ele ainda não tem previsão de alta. Os outros cinco indígenas que também foram feridos já saíram do hospital.

No mesmo confronto, o agente de saúde indígena Clodiode Aquileu Rodrigues de Souza, de 26 anos, morreu baleado. Três policiais que foram à fazenda junto com o Corpo de Bombeiros para fazer o socorro ficaram reféns dos índios, foram feridos e tiveram armas e coletes balísticos tomados.

A Polícia Federal (PF) investiga o confronto. Vídeos feitos pelos indígenas vão ajudar na investigação que tem por objetivo identificar os envolvidos.


Segurança


Por conta do clima de tensão na região, o governo do estado pediu ao Ministério da Justiça a Força Nacional de Segurança Pública.

Os policiais começaram a atuar em Caarapó no dia 16 de junho e devem ficar por pelo menos mais 15 dias a contar de segunda-feira (27), conforme portaria publicada no Diário Oficial da União.

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) de Mato Grosso do Sul pediu reforço policial na região devido a conflito entre índios e fazendeiros.

O documento do Ministério da Justiça autoriza a Força Nacional a atuar em conjunto com policiais da região "com o objetivo de garantir a incolumidade das pessoas, do patrimônio e a manutenção da ordem pública, na área de ocorrência de conflitos entre índios e não índios".

Cabe ao governo de Mato Grosso do Sul garantir infraestrutura aos policiais e permissão de acesso aos sistemas de informações e ocorrências relacionadas à segurança pública.


Conflito


Indígenas e produtores rurais entraram em confronto na fazenda Ivu no dia 14 de maio, depois que produtores tentaram retomar a área ocupada pelos índios.

Três policiais militares que tinham ido acompanhar o Corpo de Bombeiros para socorro às vítimas foram feitos reféns pelos índios. Eles tiveram armas e coletes balísticos recolhidos pelos indígenas e ainda ficaram feridos.

Indígenas permanecem na fazenda. Produtores de propriedades próximas retiram maquinário das fazendas. O Ministério Público Federal (MPF) acompanha a situação.

A Polícia Federal investiga a morte do indígena Clodiode Aquileu Rodrigues de Souza, de 26 anos. A Polícia Civil apura a situação relacionada aos policiais militares.



http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2016/06/indigena-baleado-em-conflito-em-ms-esta-com-suspeita-de-tuberculose.html
PIB:Mato Grosso do Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Dourados-Amambaipeguá I
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.