Índios pedem melhores condições para escoar produção agrícola em RO

G1- http://g1.globo.com - 24/06/2016
Indígenas reivindicaram na manhã desta sexta-feira (24), em Cacoal (RO), município a 480 quilômetros de Porto Velho, melhorias nas condições de acesso às aldeias da região. O objetivo é beneficiar o escoamento da produção agrícola das aldeias. As propostas foram levadas em uma audiência pública, realizada para debater a implementação de políticas públicas para comunidades indígenas.

Marcos Apurinã mora na aldeia Mauanaki, no município de Espigão do Oeste (RO), porém sua comunidade é atendida pela Fundação Nacional do Índio (Funai) de Cacoal. Lá, residem 150 índios, que vivem basicamente da produção e venda de culturas como palmito, farinha de mandioca e banana. Ele conta que a principal dificuldade da sua comunidade é o transporte dos produtos, o que acaba diminuindo os valores na hora de negociar os produtos.

"Nós esperamos que o executivo e o legislativo passem a reconhecer o papel que os povos indígenas desenvolvem dentro das aldeias. Nós temos dificuldade de escoamento, mercado e assistência técnica. As vezes, os produtos acabam saindo sem qualidade, pois não recebemos as orientações de como melhorar a produção de nossas culturas", reclamou Marcos.

Segundo o coordenador da Funai em Cacoal, Ricardo Prado, o objetivo da audiência é que as propostas sugeridas durante o encontro se tornem leis, onde o município se comprometa a implementar políticas públicas junto às comunidades indígenas.

"Os governantes têm um entendimento equivocado de que várias políticas de direito não são aplicadas nas comunidades. A maior dificuldade que os indígenas enfrentam é a dificuldade de acesso nas estradas e nas roças, para o escoamento da produção, além de outras políticas que envolvem as secretarias, que também não chegam às terras indígenas", destacou Ricardo.

As solicitações registradas na audiência serão encaminhadas para a prefeitura, que deverá retornar para a câmara para se tornar lei. Tudo que ficar acordado em lei, em benefício indígena, deverá ser desenvolvido pela prefeitura.



http://g1.globo.com/ro/cacoal-e-zona-da-mata/noticia/2016/06/indios-pedem-melhores-condicoes-para-escoar-producao-agricola-em-ro.html
PIB:Rondônia

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Roosevelt
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.