Justiça Federal de Naviraí faz audiência de conciliação entre indígenas e fazendeiros

A Crpitica- http://www.acritica.net - 30/06/2016
A 1ª Vara Federal de Naviraí, no estado de Mato Grosso do Sul, realizou, na última terça-feira (28/06), audiência de conciliação entre lideranças da Comunidade Indígena Taquara, fazendeiros proprietários da área sob conflito e representantes da União, da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Ministério Público Federal (MPF). O objetivo do encontro foi buscar um acordo pacífico para a delimitação da ocupação da Comunidade Indígena Taquara, em terra de conflito fundiário, objeto de ação possessória.

Após os debates as partes chegaram a um acordo de ocupação provisória sobre as terras objeto do processo.

A Fazenda Brasília do Sul, na região de Juti/MS, objeto da disputa judicial entre índios e fazendeiros está ocupada, em parte, pela Comunidade Indígena Taquara, a princípio, numa área de 96,80 hectares, por determinação do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), e, posteriormente, para 1.581,295 hectares, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), ambas desde o ano de 2006, ante o risco iminente de conflitos sociais. A área abriga hoje cerca de 100 famílias indígenas, totalizando aproximadamente 500 pessoas, mais funcionários e arrendatários do imóvel.



http://www.acritica.net/editorias/geral/justica-federal-de-navirai-faz-audiencia-de-conciliacao-entre/169567/
PIB:Mato Grosso do Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Taquara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.