Indígenas discutem tráfico de drogas

Folha BV- http://folhabv.com.br - 05/07/2016
Líderes das comunidades indígenas Nova Esperança, Ingarumã, Sorocaima 1, Sorocaima 2 e Boca da Mata se reuniram na passada sexta-feira, 1o, com autoridades do Estado para discutir estratégias de combate à disseminação do tráfico de drogas em comunidades indígenas. O evento ocorreu em Nova Esperança, no Município de Pacaraima, na fronteira com a Venezuela, Norte do Estado.

Segundo o organizador do evento e tuxaua da comunidade Nova Esperança, Alfredo Wapixana, foi observado que os traficantes de Pacaraima estão trabalhando com a estratégia de disseminar o tráfico nas comunidades próximas à BR-174 norte, primeiro viciando e depois usando-os como "aviões" para transportar as drogas às comunidades e escolas. O foco da ação está em crianças e adolescentes, de 10 a 14 anos.

Conforme o tuxaua, houve uma iniciativa da comunidade com a Polícia Federal em um primeiro momento para tratar o assunto. Contudo, pelo fato de o problema afetar as demais comunidades à margem da BR-174, foi vantajosa a oportunidade de debater o assunto com outras lideranças do Estado. Dessa maneira é possível atuar em frentes diferentes.

Para Alfredo Wapixana, o objetivo não é praticar uma abordagem repressiva, mas trabalhar as áreas preventivas e educacionais nas áreas atingidas, uma vez que as escolas também participarão da iniciativa. "O Creas e o Caps, por exemplo, vão entrar em ação nas suas especialidades, educação e atendimento psicossocial, a partir das ações de iniciativa da própria comunidade. A partir do dia 16 já teremos o Cinema na Comunidade com filmes educativos. A PM vai trabalhar com o Proerd, um programa de anos. Cada um vai somar e se integrar a partir das iniciativas", relatou.

O líder indígena ressaltou que o segundo ponto discutido durante o evento está relacionado às lideranças das comunidades afetadas. "É preciso que esses líderes passem por um treinamento e aprofundamento na temática de segurança pública e até mesmo em outras. Está sendo trabalhada a questão do alcoolismo e outras drogas, mas a preocupação vai além", disse.

Durante a reunião foi levantada a hipótese de crianças e adolescentes começarem a conhecer as estratégias que os criminosos usam para realizar tráficos de crianças, mulheres e órgãos. Segundo Wapixana, é esperado que ainda esse ano ocorra o primeiro módulo de capacitação especificamente para as lideranças indígenas.

Estiveram presentes no evento representantes da Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Exército, Fundação Nacional do Índio (Funai), Polícia Civil de Roraima, Polícia Militar (PM), Conselho Tutelar de Pacaraima, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).



http://folhabv.com.br/noticia/Indigenas-discutem-trafico-de-drogas-/17903
PIB:Roraima/Lavrado

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI São Marcos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.