Indígena é condenado a seis anos de prisão por matar mulher no Tocantins

G1- http://g1.globo.com - 05/07/2016
Um indígena de 63 anos foi condenado a seis anos de prisão por homicídio cometido em 1997. O julgamento feito pelo Tribunal do Júri aconteceu nesta segunda-feira (4), na Comarca de Cristalândia. O crime foi na aldeia Boto Velho em Lagoa da Confusão.

Conforme a decisão dos jurados, Dateus Bitotora Karajá matou Luzia Akohiré Javaé com um disparo de espingarda calibre 22. Ao dosar a pena, o juiz fixou em seis anos de prisão e garantiu ao réu o direito de recorrer da sentença em liberdade.


Outras condenações


O julgamento do indígena aconteceu durante a 1ª Temporada do Tribunal do Júri em Cristalândia, realizado desde o dia 20 de junho. Além dele, outras pessoas foram julgadas.

Uma delas foi Wanderson Diones Moraes de Sousa, 25 anos. Ele terá que cumprir 20 anos de reclusão pelo crime de feminicídio praticado contra a própria esposa. Além disso, foi condenado ao pagamento de uma indenização de R$ 50 mil aos herdeiros da vítima. Esta foi a primeira sentença condenatória para o crime de feminicídio na cidade. Sousa matou a esposa com vários golpes de faca.

O Tribunal do Júri também condenou Manoel Lourença da Silva Filho, conhecido como "Pitocho",19 anos, e Marcelo Abreu da Silva, 34 anos, pelo homicídio de Rubens Sirqueira Santana, a golpe de facas em 18 de setembro do ano passado, após uma venda de crack. Os dois receberam a pena de oito anos de reclusão em regime fechado pelo crime de homicídio e foram absolvidos do crime de tráfico, em razão da ausência de provas.

Foi condenado também Jair Fernandes de Oliveira, 44 anos, pelo crime de tentativa de homicídio praticado contra Roberto dos Santos Silva. Para cometer o crime, em abril do ano passado, ele usou faca e barras de ferro. O caso foi registrado em um posto de combustíveis, em Lagoa da Confusão. Silva sobreviveu após receber cuidados médicos. O réu teve a pena fixada a quatro anos de prisão em regime semiaberto.



http://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2016/07/indigena-e-condenado-seis-anos-de-prisao-por-matar-mulher-no-tocantins.html
PIB:Goiás/Maranhão/Tocantins

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Inãwébohona
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.