Papa Francisco: "que sejam respeitados os povos indígenas, ameaçados na sua identidade e até na sua existência"

Cimi- http://cimi.org.br - 08/07/2016
Em vídeo sobre as intenções de oração para o mês de julho, o Papa Francisco pede para todos se unirem em torno do respeito aos povos indígenas. Neste mês, o líder da Igreja Católica dedica as orações "para que os povos indígenas, ameaçados na sua identidade e existência, sejam respeitados".

O vídeo produzido pelo Centro Televisivo Vaticano inicia com a narração da professora paraguaia Sonia Marlene Gutierrez, que fala em idioma Guarani: "Quero pedir, em nome dos povos indígenas, que sejam respeitados o nosso modo de vida, os nossos direitos e as nossas tradições".

Em seguida, Francisco afirma que quer "ser eco e porta-voz dos anseios mais profundos dos povos indígenas", e acrescenta: "quero que juntes a tua voz à minha para que, de todo o coração, peçamos que sejam respeitados os povos indígenas, ameaçados na sua identidade e até na sua existência".

Em 29 de junho, o presidente do Cimi e arcebispo de Porto Velho (RO), dom Roque Paloschi, foi recebido pelo Papa Francisco e entregou ao pontífice uma carta em que denuncia a situação dos povos indígenas no Brasil e uma cópia do relatório de Violência contra os povos Indígenas - 2014.

"O Santo Padre recebeu com muito carinho, as fotos mostram o sorriso e a gratidão também pelo empenho da Igreja no Brasil em se colocar ao lado dos povos indígenas. O Papa incentivou para que o Conselho Indigenista Missionário cumpra sua missão profética de defesa da vida e da criação e, sobretudo, dos povos indígenas", afirmou dom Roque, em entrevista à rádio Vaticano.

"O Papa diz que precisamos ir para frente - adelante - para que, verdadeiramente, a Igreja não se omita nessa sua missão de ser a presença do consolo e da misericórdia da voz que se conjuga com os esforços deles para que eles tenham vida, vida em abundância", acrescentou o presidente do Cimi.

Na carta entregue ao Papa, dom Roque agradeceu a atenção que o pontífice tem dedicado à questão indígena e convidou Francisco para que retorne ao Brasil, "visitando ao menos duas comunidades indígenas como sinal da sua paternidade, da sua ternura, da sua vontade de estar realmente de estar ao lado destes primeiras habitantes da Ameríndia", conforme explicou dom Roque à Rádio Vaticano.

O presidente do Cimi também enfatizou a situação de extrema violência e descaso com que os povos indígenas tem sido tratados no Brasil. "Muitos mais do que ameaçados, eles estão sendo eliminados. A História do Brasil é uma História de eliminação, de 'desindianizar' os índios", afirmou. "É lamentável no Brasil sobretudo a invasão das áreas das terras indígenas, é lamentável a indiferença na questão da educação indígena, e também o sofrimento muito grande: o número de suicídio de jovens nas comunidades indígenas do brasil".

Em sua comunicação ao Papa, no final de junho, dom Roque também citou a situação de extrema vulnerabilidade do povo Guarani e Kaiowá, no Mato Grosso do Sul. Duas semanas antes de sua viagem, os indígenas da Terra Indígena Douradosamambaí Pegua I, no município de Caarapó, foram vítimas de um massacre que deixou um indígena morto e pelo menos outros dez feridos, cinco dos quais gravemente - e, entre estes últimos, uma criança de 12 anos. Desde então, mais um despejo, em Apyka'i, e novos ataques ocorreram, os fazendeiros responsáveis pelo massacre seguem impunes e, ironicamente, indígenas podem ser presos.



http://cimi.org.br/site/pt-br/?system=news&conteudo_id=8814&action=read
Índios:Direitos Indígenas

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Douradopeguá
  • TI Dourados-Amambaipeguá I
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.