Presidente do ICMBio recebe lideranças indígenas da Bahia

ICMBio- http://www.icmbio.gov.br - 08/07/2016
O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Rômulo Mello, recebeu, em seu gabinete, em Brasília, lideranças da comunidade indígena Tupinambá de Olivença, localizada nos municípios de Buerarena, Una e Ilhéus, no sul da Bahia.

O objetivo do encontro foi discutir a relação do Instituto com os índios na região. No início do mês, os indígenas encaminharam ao Ministério Público Federal documento questionando multas que receberam do ICMBio por supostos crimes ambientais. Eles aproveitaram o encontro para entregar uma cópia do documento ao presidente do Instituto.

Além de reivindicar a suspensão das multas, os indígenas invocam no documento a Convenção 169, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), para pedir que as comunidades indígenas "sejam consultadas e inseridas na liberação de áreas de proteção ambiental para o plantio agroecológico e sustentável". Pedem, ainda, a "criação, contratação e capacitação de uma brigada indígena" para a conservação de áreas em suas aldeias que ainda estão preservadas.

O presidente Rômulo Mello, que estava acompanhado na reunião do diretor de Ações Socioambientais e Consolidação Territorial (Disat) do ICMBio, Claudio Maretti, anotou todas as reivindicações dos representantes indígenas e disse que buscará, dentro dos marcos legais, uma solução negociada para cada uma delas.

Ele afirmou, por fim, que o ICMBio tem como diretriz manter uma relação de diálogo e colaboração com as comunidades indígenas, que, na verdade, são parceiras do Instituto na defesa das áreas protegidas e na proteção dos recursos naturais brasileiros.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8011-presidente-do-icmbio-recebe-liderancas-indigenas-do-sul-da-bahia
PIB:Leste

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Tupinambá de Olivença
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.