Campanha virtual busca ajuda para índios marcados por despejo e miséria

Campo Grande News- http://www.campograndenews.com.br - 09/07/2016
Uma campanha na internet arrecada dinheiro para dar moradia provisória a índios despejados nesta semana em Dourados. A reintegração de posse foi cumprida na quarta-feira (dia 6) na Fazenda Serrana, que fica às margens da BR-463,entre Dourados a Ponta Porã.

A fazenda fica região do Curral de Arame, ocupada desde 2013 por índios guarani-kaiowá que lutam pela demarcação do Tekoha Apika'y, nome dado à terra indígena. A vida dos índios é marcada pela precariedade, o que levou o MPF (Ministério Público Federal) a classificá-la como a comunidade mais miserável de Mato Grosso do Sul.

O MPF tinha solicitado a compra de uma parte da área reivindicada, para que os índios ficassem acampados até ser finalizada a demarcação, atualmente em curso pela Funai (Fundação Nacional de Saúde).

Contudo, no ano passado, o juiz Fábio Kaiut Nunes, da 1ª Vara da Justiça Federal em Dourados, revogou liminar concedida pela juíza da mesma vara, Raquel Domingues do Amaral, que determinava à União a compra de 30 hectares de terra para a comunidade de Apika'y.

Como o acampamento fica próximo à rodovia, pelo menos oito índios morreram atropelados nos últimos anos, entre adultos e crianças.



http://www.campograndenews.com.br/cidades/campanha-virtual-busca-ajuda-para-indios-marcados-por-despejo-e-miseria
PIB:Mato Grosso do Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Douradopeguá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.