PF deflagra operação contra extração ilegal de madeira na terra dos Awá

O Globo- http://oglobo.globo.com - 14/07/2016
A polícia federal realiza na manhã desta quinta-feira uma operação, batizada de "Hymenaea", com o objetivo de combater a extração e comercialização ilegal de madeira prevenientes da Terra Indígena do Caru e da Reserva Biológica do Gurupi, no Maranhão. Em agosto de 2013, reportagem da colunista do GLOBO Míriam Leitão e do fotojornalista Sebastião Salgado mostrou que a extração de maneira na região ameaça os Awá, um dos últimos povos indígenas apenas caçadores e coletores, que vive no que resta da Floresta Amazônica no estado.

Ao todo, foram expedidas 77 medidas judicais, das quais 11 são mandados de prisão preventiva, 10 mandados de prisão temporária e 56 mandados de busca e apreensão. Também foi suspensa a certificação de 44 empresas brasileiras. O nome da operação faz referência a uma das espécies exploradas ilegalmente na região

De acordo com a PF, a organização fazia a extração nas reservas indígenas por meio de documentação fraudulenta, que garantia o transporte e retirada de madeira das áreas protegidas. Um dos membros da quadrilha era responsável por emitir os documentos destinados a microempresas laranjas cadastradas como construtoras no Rio Grande do Norte. O grupo teria movimentado R$ 60 milhões com a atividade.

Foram sequestrados mais de R$ 12 milhões de pessoas físicas e jurídicas envolvidas, preveniente de lavagem de dinheiro associada à extração. Os investigados responderão por participação em organização criminosa, lavagem de capitais, roubo de bens, desmatamento na Terra índígena Caru e Reserva Biológica do Gurupi, entre outros crimes.



http://oglobo.globo.com/brasil/pf-deflagra-operacao-contra-extracao-ilegal-de-madeira-na-terra-dos-awa-19710433
PIB:Goiás/Maranhão/Tocantins

Áreas Protegidas Relacionadas

  • UC Gurupi
  • TI Caru
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.