O Estado de S. Paulo (São Paulo - SP) - 22/04/2000
A ida a Praia de Coroa Vermelha por parte do presidente Fernando Henrique Cardoso, que havia sido cancelada, voltou a ser cogitada para a comemoração dos 500 anos do país. Fernando Henrique deverá chegar ao aeroporto de Porto Seguro (BA), acompanhado do presidente de Portugal, Jorge Sampaio. Problemas técnicos impossibilitaram a chegada da nau em Porto Seguro.
A Conferência dos Povos e Organizações Indígenas do Brasil terminou com uma separação dos índios. Os representantes do estado do Amazonas romperam com os demais após terem perdido a votação sobre participar ou não de um encontro com o presidente FHC.
De acordo com o guarani Antônio Carlos Karaí Mirin de Lima, a data dos 500 anos do país não possui motivos para comemorações. O índio, que é professor de história, também denunciou os anos de violência e desrespeito cometidos contra cultura e o povo.
Índios:Questão Indígena
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Coroa Vermelha
- TI Tenondé Porã
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.