Deputados cobram provas e punições em conflitos de Caarapó

Capital News- http://www.capitalnews.com.br - 14/07/2016
Durante o Grande Expediente da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (14), os deputados João Grandão (PT) e Pedro Kemp (PT) cobraram ações do governo federal e estadual nos conflitos indígenas ocorridos em Caarapó.

De acordo com João Grandão, faltam provas e punições em relação aos conflitos, principalmente em relação à morte de um indígena em junho. "Não temos punidos nem provas sobre a morte do indígena em Caarapó no mês passado. Queremos que sejam tomadas medidas e providências para apuração desse e de outros fatos que geram tensão na região. O estado está omisso em relação a esta situação", afirmou.

Segundo o deputado Pedro Kemp, ações de intimidação aos indígenas seguem acontecendo no local. "Até hoje, temos notícias de carros e caminhonetes na região dos conflitos, criando um clima de insegurança e intimidação", alertou.

João Grandão ainda reclamou da falta de atuação das forças de segurança que foram enviadas à região. "Para que a Força Nacional está lá? O estado deve oferecer o mínimo de proteção para os indígenas. Não podemos conviver diariamente com violências e massacres no nosso estado", disse.

Já o deputado Pedro Kemp alertou sobre situações de conflitos em outras regiões do estado. "A situação é tensa e preocupante não só em Caarapó, mas também em outras regiões de Mato Grosso do Sul", afirmou.


Os conflitos


Algumas ocorrências relacionadas a demarcação de terras indigenas acontecem desde junho em Caarapó. Nesta terça-feira (12), três pessoas ficaram feridas após homens armados atacarem violentamente os indígenas Guarani e Kaiowa acampados no tekoha Guapoy, na Terra Indígena (TI) Dourados-Amambaipeguá I, no município de Caarapó ocorrido no final da noite de segunda-feira (11).

Em 19 de junho, indígenas relataram ter sido atacados a tiros por homens em caminhonetes, mas ninguém havia ficado ferido. No entanto, no dia 14 de junho, uma pessoa morreu e outras cinco ficaram feridas em um confronto entre indígenas e produtores rurais em uma fazenda de Caarapó. A fazenda havia sido ocupada pelos índios no dia 12 de junho.

Após a morte do indígena, o governo federal enviou a Força e a Segurança Nacional ao local, para o controle da situação.



http://www.capitalnews.com.br/politica/deputados-cobram-provas-e-punicoes-em-conflitos-de-caarapo/293638
PIB:Mato Grosso do Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Dourados-Amambaipeguá I
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.