Povo Pataxó retoma área tradicional invadida pela empresa Veracel Celulose no Extremo Sul da Bahia

Cimi-Brasília-DF - 27/09/2005
Na madrugada do dia 27 de setembro, 40 famílias do povo indígena Pataxó, lideradas pela Frente de Resistência e Luta Pataxó, retomaram parte do seu território tradicional que estava sob o domínio da empresa Veracel Celulose e iniciaram a derrubada de eucalipto. Já foram retirados entre 3 e 5 hectares da árvore. A área está localizada no entorno do Monte Pascoal, vizinho à aldeia do Guaxuma.



A ação do índios acontece no momento em que a Veracel Celulose inaugura a sua fabrica na região, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva marcada para o dia 28 de setembro de 2005.



A comunidade Pataxó há muito tempo vem denunciando a invasão de suas terras por empresas de celulose. Segundo lideranças indígenas, homens da Veracel estão destruindo plantas nativas, coqueirais, mudando o relevo da terra e atingindo as fontes de água. "Em muitos pontos o veneno não distancia 2 metros das casas da aldeia. A 100 metros do local que está sendo preparado, fica a única fonte de abastecimento de água, usada por toda a comunidade. As crianças e as criações estão em contato direto com o veneno".



No documento Final da IV Assembléia da Frente de Resistência, realizada em agosto de 2005, as índios já alertavam: "Essa empresa vem agredindo nosso meio ambiente, cooptando nossas lideranças com distribuição e promessas de benefícios com o objetivo claro de nos dividir e continuar invadindo nosso território". Em documento encaminhado recentemente ao poder público federal, os Pataxó explicam que A área em questão é de ocupação tradicional indígena e está em processo de estudo, através de um Grupo Técnico da Funai, desde 1999. No entanto, até o momento o resultado final do estudo antropológico e fundiário não foi apresentado.



Os Pataxó estão solicitando o fim do plantio e de quaisquer atividades das empresas de eucalipto nas áreas onde estão sendo realizados os estudos técnicos e que fazem parte do seu território tradicional.
PIB:Leste

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Barra Velha
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.