Lula inaugura hoje fábrica de celulose de US$ 1,2 bi na Bahia

Folha de S. Paulo-São Paulo-SP - 28/09/2005
A Aracruz Celulose e a Stora Enso inauguram hoje a fábrica de celulose Veracel, em Eunápolis, no sul da Bahia, num investimento anunciado de US$ 1,2 bilhão. A inauguração da fábrica contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo a empresa, a produção diária da fábrica é da ordem de 2,2 mil toneladas e será destinada ao mercado internacional.

A empresa informa ter criado cerca de 3.000 empregos diretos e 7.000 indiretos permanentes na região. A fábrica está localizada a uma distância de 64 km do terminal marítimo por onde a produção é escoada por meio do porto da Portocel, no Espírito Santo.

Criada em 1991, a Veracruz Florestal Ltda teve sua razão social alterada para Veracel Celulose S/A. Em 1998, houve o ingresso da sueca Stora que, um ano mais tarde, se juntou à finlandesa Enso,
formando a Stora Enso.

Em 2000, a Aracruz se uniu ao grupo e, em 2003, assumiu 50% das ações da empresa, ficando a Stora Enso com os outros 50%.

A Aracruz tem operações nos Estados do Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, com uma produção anual da ordem de 3 milhões de toneladas. Ao agregar à sua produção as 450 mil toneladas provenientes de sua participação na Veracel, a Aracruz informa que responderá por 30% da oferta global do produto.
PIB:Leste

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Barra Velha
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.