O adolescente indígena de 15 anos, que confessou ter matado a pauladas um índio da mesma idade, foi apreendido na sexta-feira (22) por agentes do Serviço de Investigação e Captura da Polícia Civil (Sevic) em Guajará-Mirim (RO), a 330 quilômetros de Porto Velho. O crime ocorreu na zona rural no último dia 15, numa estrada que dá acesso a Aldeia Ricardo Franco, localizada na Reserva Indígena de Sagarana, no Rio Guaporé.
De acordo com a Polícia Civil, após matar a vítima, o menor infrator escondeu o corpo em um matagal e voltou para a aldeia onde mora. No dia 16, um dia depois do crime, moradores encontraram o cadáver e chamaram a Polícia Militar (PM). Com informações de testemunhas, a PM localizou o suposto infrator na Aldeia Ricardo Franco.
Em depoimento na 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil no último dia 17, o menor confessou o homicídio e deu detalhes de como o crime aconteceu. Depois de prestar depoimento, o adolescente foi liberado e o caso transferido para a Delegacia Especializada da Criança e do Adolescente (DECA).
Uma semana após o crime, o menor teve a apreensão decretada pela Justiça e foi detido na sede regional da Fundação Nacional do Índio (Funai), situada no Bairro Centro, às margens do Rio Mamoré.
O mandado de busca e apreensão foi expedido pelo Juiz Paulo José do Nascimento Fabrício, do Juizado da Infância e da Juventude. Depois de apreendido, ele ficou sábado (23) e domingo (24) no Centro Socioeducativo do município, no Bairro Santa Luzia.
Na manhã desta segunda-feira (25), o adolescente, que vai responder por homicídio, foi transferido para Porto Velho, por volta das 10h30. Ele vai ficar por 45 dias em um Centro Socioeducativo provisório, aguardando a decisão da Justiça.
Relembre o caso
Um índio de 15 anos foi morto a pauladas na tarde do último dia 15. De acordo com a Polícia Civil, o principal suspeito do crime é um adolescente indígena, também de 15 anos, que confessou o homicídio durante depoimento na manhã do dia 17.
De acordo com o boletim de ocorrência, a vítima e o suspeito são da Aldeia Ricardo Franco, localizada na Reserva Indígena de Sagarana, no Rio Guaporé. Testemunhas informaram à PM que o corpo foi encontrado escondido em um matagal, na estrada que dá acesso à aldeia.
A vítima foi reconhecida pelos familiares e identificada como Paulo Ricardo Ajurú. Após a perícia, o corpo foi liberado para necropsia e em seguida entregue para a família.
http://g1.globo.com/ro/ariquemes-e-vale-do-jamari/noticia/2016/07/em-ro-adolescente-indigena-que-matou-colega-pauladas-e-apreendido.html
PIB:Rondônia
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Sagarana
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.