MST E ÍNDIOS RADICALIZAM COM ONDA DE INVASÕES

O Globo-Rio de Janeiro-RJ - 28/09/2005
Fazenda é invadida na Bahia na véspera da visita de Lula para inauguração da fábrica da empresa dona das terras


. Cerca de 150 índios pataxós, da aldeia Gaxuma, localizada nas imediações de Porto Seguro, invadiram ontem a fazenda Água Vermelha, de propriedade de Veracel Celulose, no sul da Bahia. A data da invasão foi escolhida para coincidir com a visita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará hoje à região para participar da inauguração da fábrica da Veracel. Os índios querem falar a Lula sobre sua insatisfação com o avanço do cultivo do eucalipto.

A fazenda tem 157 hectares de plantações de eucalipto, que estão sendo cortados pelos indígenas. Os pataxós alegam que a fazenda está localizada em uma área considerada território indígena em recente levantamento técnico. Até o início da noite de ontem já haviam sido derrubados cinco hectares da área plantada. O presidente Lula, no entanto, não vai ver a ação dos pataxós porque a fazenda ocupada fica distante cerca de 130 quilômetros da fábrica.

Em Brasília, dirigentes do Movimento dos Sem Terra (MST) foram recebidos por ministros no Palácio do Planalto. O coordenador nacional do MST, João Paulo Rodrigues, disse que as invasões dos prédios do Incra continuarão até que o governo dê uma resposta convincente para as reivindicações do MST. João Paulo disse que, se as negociações não avançarem, os sem-terra podem fazer manifestações hoje na visita do presidente ao assentamento Lulão, ao lado da fábrica da Veracel.
PIB:Leste

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Barra Velha
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.