MPF- http://www.mpf.mp.br - 04/08/2016
Uma equipe composta por representantes do Ministério Público Federal no Tocantins (MPF/TO) e da Fundação Nacional do Índio (Funai) conseguiu, nessa quarta-feira, 3 de agosto, negociar o desbloqueio da TO-010 junto aos líderes indígenas da etnia xerente. O trecho da rodovia que liga os municípios de Tocantínia e Lajeado estava bloqueado desde o dia 30 de julho, em protesto contra a agressão sofrida por um indígena pelo motorista de uma empresa de transporte de passageiros que opera na região.
A pedido dos indígenas de sete aldeias que fazem parte do trecho do território Xerente pelo qual passa a rodovia, o MPF/TO agendou uma reunião para a próxima segunda-feira, 8 de agosto, às 10h, na Aldeia Funil. O objetivo é resolver impasses causados pela discriminação e desrespeito que os índios alegam estar sofrendo. "Como as reivindicações serão discutidas na reunião, argumentamos que não faria sentido continuar com o bloqueio da pista", explicou Márcio Santos, antropólogo do MPF/TO.
A reunião deve contar com a presença de representantes da Funai, Secretaria Estadual de Segurança Pública, Secretaria Estadual da Cidadania e Justiça, Secretaria Estadual da Infraestrutura, Polícia Militar e Prefeitura de Tocantínia, além do responsável pela empresa de transporte de passageiros envolvida no conflito.
http://www.mpf.mp.br/to/sala-de-imprensa/noticias-to/mpf-e-funai-conseguem-liberacao-da-to-010-bloqueada-por-indigenas
PIB:Goiás/Maranhão/Tocantins
Áreas Protegidas Relacionadas
- TI Funil
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.