Hiran critica Funai e propõe reunião da bancada com Michel Temer

Folha BV-http://folhabv.com.br - 29/08/2016
O deputado federal Hiran Gonçalves (PP) criticou a posição da Fundação Nacional do Índio (Funai) e classificou como intransigentes os critérios adotados pela fundação para impedir o início das obras do Linhão de Tucuruí entre Manaus (AM) e Boa Vista.

"A Funai parece não fazer parte do Governo do Brasil, parece uma entidade supranacional e termina por prejudicar o empreendimento, que é fundamental para desenvolver Roraima e interligar nosso parque energético com o sistema elétrico nacional", disse durante entrevista ao programa Agenda Parlamentar deste sábado, 27, pela Rádio Folha AM 1020.

Para tentar resolver o impasse, principalmente depois que soube da possibilidade de desistência da Alupar, que, ao lado da Eletronorte, compõe o Consórcio Transnorte, que venceu a licitação realizada há seis anos para construir o Linhão de Tucuruí, Hiran convidou diretores da empresa para uma reunião com a governadora Suely Campos (PP), encontro ocorrido na quinta-feira, no Palácio Senador Hélio Campos, sede do Governo.

"A Alupar, que é a maior companhia privada de geração de energia do Brasil, não queria continuar no consórcio e procuramos o presidente do Conselho de Administração da empresa, o Enio Nucci, e ele garantiu que o grupo vai continuar, embora tenha citado algumas condicionantes, já que a licitação foi há seis anos e que não começaram a obra devido a dificuldades apresentadas pela Funai", disse.

Entre as condicionantes apresentadas pela empresa, ele citou o alinhamento de preços. "A licitação foi há seis anos e a empresa já comprou parte do material para a montagem das torres, e agora precisa realinhar os preços para poder começar os trabalhos", disse. "Também já concordaram com todas as condicionantes impostas pelas comunidades indígenas, através da Funai, inclusive que os trabalhadores não permaneçam na terra indígena no período da noite. Isso é uma logística tremenda, tendo em vista o avançar das obras dentro da reserva, que é imensa", ressaltou.

Ele citou também que a empresa levou membros das comunidades indígenas para outras áreas, onde foram feitas linhas de transmissão na floresta, para mostrar que o impacto ambiental é muito baixo. "A empresa teve todo cuidado de elaborar um projeto de preservação e sustentabilidade embasado em padrões internacionais, e o que não conseguimos entender é a intransigência da Funai para aprovar esse projeto", frisou.

Para Hiran, essa decisão de dar continuidade aos trabalhos do linhão já transcende o Ministério de Minas e Energia e deve haver a união da bancada para resolver essa questão junto ao presidente em exercício, Michel Temer (PMDB).

"Diante dessa situação, definimos, junto com a governadora Suely Campos, que vamos fazer uma reunião com o presidente Michel Temer (PMDB), logo após a decisão do impeachment, com toda bancada de Roraima e a empresa para apresentarmos isso ao presidente e mostrar a dificuldade que a Funai está impondo e vamos cobrar do presidente uma decisão definitiva sobre o problema", frisou.



http://folhabv.com.br/noticia/Hiran-critica-Funai-e-propoe-reuniao-da-bancada-com-Michel-Temer/19644
PIB:Roraima/Mata

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Waimiri Atroari
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.