Aldeia indígena pode ser visitada para conhecer cultura e histórias

Globo- http://gshow.globo.com - 10/09/2016
O repórter Guilherme Bernardy caiu na estrada mais uma vez e foi até a cidade Doutor Pedrinho, no Alto Vale do Itajaí, para fazer a trilha da Sapopema, que fica dentro da Aldeia Bugio, terra indígena Laklanõ Xokleng.

No local, jovens mantêm a trilha e a cultura indígena. O povo Laklãnõ/Xokleng tem apoio do Conselho de Missão entre Povos Indígenas (Comin), uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que atua há mais de 30 anos em prol dos direitos constitucionais indígenas em diferentes regiões do Brasil. No Vale do Itajaí, o Comin atua desde a década de 1980.

O Comin apoia a Trilha da Sapopema desde 2012. O incentivo é para os jovens indígenas na criação e manutenção da Trilha com equipamentos, diálogos para o planejamento, capacitações técnicas ou outras necessidades para a qualificação dos condutores e da estrutura.

Segundo o assessor de projetos, Jasom de Oliveira, que acompanhou a equipe do Mistura na visita, desde 2008, de acordo com a Lei Federal 11.645, se tornou obrigatório o ensino sobre a história e cultura dos povos indígenas no Brasil nos espaços educacionais.

"Então, a Trilha da Sapopema é uma ótima pedida para as escolas e universidades aprenderem e, principalmente, vivenciarem por um dia a cultura indígena Laklãnõ/Xokleng, que é da nossa região", afirma Oliveira.

A trilha tem 1800m de extensão, fica numa parte remanescente da mata atlântica, altitude de 950m e tem um grau de dificuldade de fácil a médio.

Além da trilha o visitante pode fazer também as atividades integradas como:

- Visitar a cabana Laklanõ Xokleng;
-Visitar o memorial da aldeia
-Comer a comida típica, o Kapug
-Participar das canções e ouvir algumas histórias no idioma indígena

A visita dura aproximadamente duas horas e meia. Quem quiser saber mais ou fazer a trilha, pode entrar em contato com a Ativa Rafting e Aventuras: (47) 3388-0066 - ativa@ativarafting.com.br



http://gshow.globo.com/RBS-TV-SC/Mistura-com-Camille-Reis/noticia/2016/09/aldeia-indigena-pode-ser-visitada-para-conhecer-cultura-e-historias.html
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Ibirama-La Klãnõ
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.