Índios montam novo acampamento

Correio do Povo-Porto Alegre-RS - 27/10/2005
Caingangues reivindicam a posse de 4.019 hectares nos municípios de Erebango e Getúlio Vargas

Barracas foram instaladas a 1,5 quilômetro da RS 135



Sessenta famílias de índios caingangues da reserva de Ventarra Alta, no município de Erebango, no Alto Uruguai, estão acampadas em uma área próxima à RS 135. As barracas começaram a ser montadas na noite de terça-feira, a 1,5 quilômetro da via. A Polícia Rodoviária Estadual confirmou ontem que o acampamento está fora da faixa de domínio, mas, continua monitorando o trânsito com cuidado na região.

O cacique da reserva, vereador Imacir Caetano Chaves, disse que os índios reivindicam a posse de 4.019 hectares. Eles sustentam que um levantamento, realizado há alguns anos pela Funai, indicou que essas terras pertenceram aos seus ancestrais e citam os anos de 1911 e 1929. 'Elas passavam de pai para filho, porém o relatório da Funai assegura que são nossas', disse. Na mesma área residem hoje 100 famílias de agricultores que adquiriram as terras do Estado no início do século passado. Elas abrangem glebas nos municípios de Erebango e de Getúlio Vargas. Chaves afirmou compreender a situação das famílias de agricultores, que também têm documentos de compra e posse, mas adianta que a Funai tem como comprovar que as áreas são indígenas. Perto do novo acampamento já existe um outro, de guaranis provenientes da região de Cacique Doble, que se instalaram em setembro de 2003 e também reivindicam terras na região.

Em Lajeado, cinco famílias de caingangues, acampadas às margens da RS 130 há três anos, terão em breve um local seguro para morar. Ministério Público Federal, prefeitura, Funai e Conselho Estadual dos Povos Indígenas assinaram acordo que beneficiará o grupo. Pelo acerto, a prefeitura concederá escritura de direito real de uso à comunidade indígena sobre uma área de 500 metros quadrados, no bairro Jardim do Cedro.
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Ventarra
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.