Prevfogo controla incêndio no Parque Indígena do Xingu (MT)

Ibama- http://www.ibama.gov.br - 26/09/2016
O Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama controlou neste domingo (25/09) incêndio que destruiu 310 mil hectares (cerca de 15 %)
do Parque Indígena do Xingu, no Mato Grosso. O combate às chamas teve a participação de 105 pessoas, incluindo 25 índios do Xingu e 10 da Terra Indígena Xerente, do Tocantins, além de brigadistas de Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Rondônia e Rio de Janeiro.

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, divulgou nota na manhã desta segunda-feira (26/09) em que ressalta a contratação pelo Prevfogo de 834 brigadistas, que estão atuando em 50 brigadas distribuídas por 18 estados. "Solidarizo-me com os produtores rurais e com os indígenas da área do Parque do Xingu, em Mato Grosso, que sofreram com o grande incêndio que assolou o local e foi controlado neste domingo. Determinei providências imediatas para o controle da situação e medidas preventivas para que novos incêndios desta proporção não venham a ocorrer", disse o ministro. Segundo ele, as estratégias de prevenção serão intensificadas em 2017.

Inicialmente planejada para evitar grandes incêndios florestais durante o período do Kuarup, ritual celebrado pelas etnias do Alto Xingu, a operação do Prevfogo precisou ser prorrogada para combater as diversas frentes de fogo que se formaram em outros locais da terra indígena. Chuvas abaixo da média histórica contribuíram para agravar a situação.

"O Prevfogo reforçou a prevenção aos incêndios, principalmente em florestas nativas, como as do Parque do Xingu, que estão fragilizadas pelos efeitos de uma seca mais intensa neste ano", disse o chefe do Prevfogo, Gabriel Zacharias. Em razão da estiagem prolongada, o fogo se propagou com muita intensidade em áreas onde normalmente a umidade da vegetação impediria o avanço das chamas.



http://www.ibama.gov.br/publicadas/prevfogo-controla-incendio-no-parque-indigena-do-xingu-mt
Amazônia:Queimadas

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Xerente
  • TI Xingu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.