Reivindicação dos caingangues é contestada

Correio do Povo-Porto Alegre-RS - 28/10/2005
Acampamento foi montado por índios da reserva de Ventarra Alta

O presidente da Comissão de Assuntos Indígenas e Quilombolas da Costa do Uruguai, Roberto Rotta, reagiu ontem à ação dos caingangues da reserva de Ventarra Alta, que na terça-feira passada montaram acampamento em uma propriedade rural às margens da RS 135, entre Getúlio Vargas e Erechim, no Alto Uruguai. Segundo Rotta, na área de 4.019 hectares reivindicada pelos indígenas com base em laudo preliminar da Funai, realizado em 2004, estão 120 famílias de agricultores. 'Eles compraram as terras do Estado e alguns têm escritura com data de 1917', disse. Rotta argumenta que, se o laudo da Funai prevalecer, será desalojada uma grande quantidade de agricultores para abrigar indígenas que já estão em uma reserva, no caso da de Ventarra Alta, localizada em Erebango.

O dirigente afirmou que o assunto já foi levado ao governador Germano Rigotto porque a Funai só indenizaria as benfeitorias, cabendo ao Estado a indenização referente às terras. 'Vamos contratar uma assessoria jurídica e antropológica para mudar o laudo, com base em documentos de compra pelos agricultores', frisou. As 60 famílias caingangues ocupam a área, situada a 1,5 quilômetro da RS 135, com autorização do proprietário.
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Ventarra
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.