Após conflitos, acordo permite que índios ocupem bairro no sul da BA

G1- http://g1.globo.com - 19/10/2016
Após uma série de protestos relacionados a disputa por terra, o dia começou mais tranquilo no município de Itaju do Colônia, no sul da Bahia, nesta quarta-feira (19). Na noite de terça-feira (18), uma reunião no Ministério Público Federal (MPF) com representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da prefeitura municipal definiu um acordo para garantir que os índios ocupem aos poucos o bairro de Parque dos Rios, que é alvo das tensões na região.

Em 2012, o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou que uma área de pouco mais de 54 mil hectares entre Itaju do Colônia, Pau Brasil e Camacan pertence aos índios da tribo pataxó Hã Hã Hãe. Dentro dessa área fica o bairro Parque dos Rios, onde vivem centenas de famílias. Desde o ínicio de outubro, os índios reivindicam a posse dos terrenos locais.

Na reunião do MPF, que ocorreu em Ilhéus, ficou definido que os pataxós Hã Hã Hãe já podem começar a tomar posse de terrenos baldios e casas abandonadas do bairro, enquanto os outros imóveis da região são desapropriados.

Além disso, o prefeito que vai assumir o município em 2017 também se comprometeu a não liberar mais alvarás para estabelecimentos comerciais da localidade, nem renovar os que já existem, além de dar suporte na indenização das famílias e providenciar uma nova área para realocar os moradores que moram no bairro Parque dos Rios.

Nos últimos 15 dias, os índios ocuparam a entrada do bairro pedindo agilidade da Justiça para que eles pudessem tomar posse da terra. Em resposta, os moradores da região protestaram fechando o principal acesso da cidade.


Manifestação


Após 11h de manifestação, os moradores do bairro Parque dos Rios, no município de Itaju do Colônia, sul da Bahia, liberaram as três vias de acesso à cidade que eram ocupadas por eles desde a segunda-feira (17). As informações são da Polícia Militar.

De acordo com a PM, a manifestação começou quando os moradores da localidade, que não são índios, colocaram fogo em madeiras e pneus nas pistas. Por conta do protesto, nenhum veículo conseguiu passar pela região. Os moradores da cidade só entravam ou saíam do município a pé. O ato foi pacífico.


Conflitos


Conforme a PM, outras manifestações, desta vez organizadas pelos indígenas, já ocorreram na cidade, desde o dia 3 de outubro.

Segundo a polícia, em um dos protestos, um grupo de índios chegou a fechar quatro ruas que dão acesso ao bairro que fica nas terras indígenas, além de invadir o Parque de Exposições da cidade. Os índios também ocuparam um estabelecimento comercial da cidade. Eles querem que os moradores que não são índios deixem as terras.

Ainda segundo a PM, o bairro, que fica nas terras indígenas, tem em torno de 2.100 moradorias e 740 imóveis. No local há uma creche, um colégio e um posto de saúde.



http://g1.globo.com/bahia/noticia/2016/10/apos-conflitos-acordo-permite-que-indios-ocupem-bairro-no-sul-da-ba.html
PIB:Leste

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Caramuru / Paraguassu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.