'Gangue dos vira-latas' invade área de mata atlântica e apavora índios em SP

OESP, Cotidiano, p. B6 - 25/10/2016
'Gangue dos vira-latas' invade área de mata atlântica e apavora índios em SP

EDUARDO GERAQUE
DE SÃO PAULO

Em todos os lugares para onde se olha, eles estão lá. Até dentro das casas, existe sempre o risco de ser atacado. Cachorros, de todos os tipos, tamanhos e raças (ainda que a maior parte seja mesmo vira-lata).
Para os índios guarani das quatro aldeias do Jaraguá, na zona norte de São Paulo, a companhia canina, cada vez menos amigável, vem se tornando bastante presente.
Tanto que, pela estimativa dos índios, há um cão para cada morador. Ou seja, 800 cachorros habitam aquele pedaço de mata atlântica.
Arredios, eles estão sempre prontos para matar uma galinha, iniciar uma briga ou avançar sobre as crianças.
Os pequenos guaranis já estão acostumados com dezenas deles correndo e pulando ao mesmo tempo nas capoeiras e se misturando aos sacos de lixo -para a loucura das mães.
Na volta da escola, além das mochilas, os meninos normalmente levam um pedaço de pau à mão: uma defesa contra as temidas "gangues caninas".
"Eu mesmo já foi mordido quatro vezes recentemente, quando chegava da escola", reclama Jeferson Xondaro, 17.
Como são muitos, afirma Jurandir Martin, 40, neto do cacique que iniciou a aldeia em meados do século 20, os cachorros andam em matilhas. Com afinco e dentes afiados, cada um defende "seu território" como pode.
"Os problemas por causa dos cães se multiplicam, não se limitam a brigas", diz Martin, professor do ensino fundamental da escola estadual Djekupe Amba Arandy, que funciona no local.
"Às vezes aparecem com sarnas e pulgas e entram em casa para fuçar nas coisas. Precisamos deixar tudo fechado. Um dia desses estavam destruindo fraldas da minha filha. Além de revirar muito o lixo", completa.
'DESOVA' DE CÃES
Já faz alguns anos que o local, cortado pela Estrada Turística do Jaraguá, que leva ao parque e ao pico de mesmo nome, virou um lugar de "desova" dos animais. "A situação piorou bastante ultimamente", diz Martin.
Segundo Márcia Venicio, 24, cacique da aldeia Ytu, os cachorros são abandonados na estrada até durante o dia. A comunidade é a única em terras demarcadas. "Eles são atirados pela janela do carro", diz a cacique.
Um dos líderes de outra aldeia, Vitor Guarani, diz que não é raro que os cães mais bravos impeçam as crianças de chegar à casa de reza.
Apesar de manterem suas tradições -entre elas, as casas de reza e a língua guarani ensinada aos pequenos na escola- os índios do Jaraguá vivem em condições precárias. No riacho, antes usado para nadar, hoje ninguém se atreve a entrar de tão sujo.
Os indígenas vivem de doações -e não são os únicos. Um grupo de defesa dos animais visita as aldeias duas vezes por mês. "Eles doam ração suficiente para alimentar todos os cachorros. E fazem as castrações", afirma Martin.
Funcionários da prefeitura, dizem os moradores, também costumam vacinar os cães. O problema, diz Martin, é que os animais não param de chegar. "Às vezes não dá tempo de castrar ou vacinar."
Como muitos dos cachorros descartados pelos donos estão doentes, é fácil vê-los perambulando pelas aldeias com as costelas à mostra, o pelo falhado e feridas aparentes.
"Não queremos transferir o nosso problema para os outros. E muito menos que eles sejam mortos. Muitos aqui acabaram adotando alguns, mas seria interessante que a população de cachorros caísse pelo menos pela metade", afirma o professor.
Segundo ele, a melhor forma de resolver o problema seria a adoção. Enquanto isso, melhor não descuidar.

OESP, 25/10/2016, Cotidiano, p. B6

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2016/10/1825906-gangue-dos-vira-latas-invade-area-de-mata-atlantica-e-apavora-indios-em-sp.shtml
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Jaraguá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.