Comunidade faz protesto na BR-174 norte

Folha BV- http://folhabv.com.br - 26/10/2016
Desde a manhã de ontem, moradores da comunidade indígena Boca da Mata protestam na BR-174. A localidade fica na Terra Indígena de São Marcos, no Município de Pacaraima, Norte do Estado. As famílias pedem que o Governo do Estado reforme a escola da comunidade e restabeleça a energia elétrica. Sem resposta, eles vão fechar a estrada novamente às 8h de hoje.

Os moradores ficaram na rodovia durante a manhã e das 14h às 17h de ontem. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) acompanhou o protesto. O professor Luís Alvino disse que pelo menos 150 alunos estiveram no local junto com moradores. A comunidade está há 20 dias sem energia elétrica devido à falta de óleo diesel para abastecer o gerador. Mas há pelo menos seis meses o problema vem ocorrendo.

A situação dentro da Escola Estadual Tuxaua Antônio Horácio também é outro motivo do protesto. "São 300 alunos, a maioria estudando em malocas, à mercê de chuva, usando banheiro com baratas, com bebedouro quebrado, sem merenda suficiente, sem material escolar, sem gás de cozinha, e agora sem água e laboratório funcionando, porque não tem luz no motor", disse o professor Alvino.

Por isso, estudantes que moram em outras comunidades confirmaram presença no protesto de hoje. "As pessoas vão se deslocar para cá. A gente quer que um representante do governo venha falar com a gente", pediu o professor ao lembrar que em setembro houve a primeira manifestação da comunidade na BR-174 pelos mesmos motivos.


Governo


Em nota, a Companhia Energética de Roraima (CERR) disse que, na tarde de ontem, o combustível seria entregue à comunidade.

A Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed) informou apenas que todas as escolas da região estão com merenda, sendo a entrega mais recente no dia 20 de outubro. "Os alimentos são para 20 dias letivos, com a próxima entrega acontecendo no dia 21 do mês que vem", friou.

Segundo a Seed, os itens que compõem a merenda são: arroz, açúcar, alho, charque, biscoito, extrato de tomate, feijão, farinha de mandioca, farinha de tapioca, milho branco, coco ralado, leite em pó, macarrão, óleo, sal, carne de sol, suco, vinagre, iogurte, carne moída, filé de peixe, frango, abóbora, cebola, pimentão, macaxeira, cenoura e batata.



http://folhabv.com.br/noticia/Comunidade-faz-protesto-na-BR-174-norte/21571
PIB:Roraima/Lavrado

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI São Marcos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.