Pecuarista deve depor sobre gado em terra indígena após denúncia em MT

G1- http://g1.globo.com - 03/11/2016
Um pecuarista de Mato Grosso deve depor ao Ministério Público Federal (MPF) sobre a exploração econômica indevida da terra indígena xavante Marãiwatséde, na região nordeste do estado, por fazendeiros. Segundo o MPF, os próprios índios denunciaram que 16 cabeças de gado invadiram a terra indígena e permaneceram na área.

Um procedimento preparatório feito pelo MPF solicitou que os índios sejam reparados pela exploração indevida. A área, de 165 mil hectares, fica entre as cidades de Alto Boa Vista, São Félix do Araguaia e Bom Jesus do Araguaia, distantes 1.064, 1.159 e 983 km de Cuiabá, respectivamente.

De acordo com o MPF, os índios procuraram o peão responsável pelo gado que identificou o proprietário dos animais. Para comprovar a situação, os indígenas se comprometeram a encaminhar fotos e coordenadas geográficas do ponto em que o rebanho particular se encontra.

No procedimento preparatório, o MPF pede "a reparação do dano decorrente da invasão e da exploração econômica do território indígena por particular". O despacho é assinado pelo procurador da República em Mato Grosso, Wilson Rocha Fernandes Assis.

Além disso, o órgão solicitou a presença do proprietário do gado para uma audiência no dia 9 de novembro. Na reunião deve ser discutida a forma de reparação do dano decorrente da manutenção do rebanho na terra indígena.



http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2016/11/pecuarista-deve-depor-sobre-gado-em-terra-indigena-apos-denuncia-em-mt.html
PIB:Leste do Mato Grosso

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Marãiwatsédé
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.