Atalaia do Norte terá seis vereadores indígenas em 2017

Jornal de Humaitá- http://jornaldehumaita.com.br - 10/11/2016
A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), recebeu nesta terça-feira (8), a visita do vereador eleito por Atalaia do Norte (AM), César Nakua Mayuna (PSL), representando outros cinco vereadores indígenas eleitos no pleito de outubro, o que confere ao município da região do rio Javari, a maior representatividade política indígena no País.

Acompanhado da antropóloga Cristina Andrade, sua esposa, César Mayuna disse que já articulando com os demais vereadores eleitos, a presidência da Câmara Municipal de Atalaia do Norte. "Valorizamos o diálogo sincero, porque quem mente impõe sofrimento à população", frisou.

Nessa perspectiva, Mayuna ressaltou a importância da participação política dos índios, na luta para garantir educação e saúde na Aldeia Solis, que segundo ele, nunca contou com escola ou com atendimento médico eficiente para a população indígena, formada pelas etnias Korubo, Matis e Mayoruna.

"Educação e saúde são as prioridades para o nosso povo, que precisa de conhecimento", destacou o novo vereador, lembrando que a imensidão geográfica da região dificulta a assistência à população indígena. Da sede municipal de Atalaia, são necessários nove dias de viagem pelos rios, para se chegar à aldeia Solis.


Escola


Sensível ao relato do líder indígena, o deputado Luiz Castro se comprometeu de apresentar no Orçamento Impositivo para 2017, uma emenda garantindo recursos para a construção de uma escola na aldeia do rio Javari.

Na avaliação do deputado, a eleição de seis vereadores indígenas indica um avanço na mentalidade política, colocando os novos vereadores como protagonistas autênticos na luta por melhorias para o seu povo.



http://jornaldehumaita.com.br/2016/11/10/atalaia-do-norte-tera-seis-vereadores-indigenas-em-2017/
PIB:Javari

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Vale do Javari
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.