Equipe é criada para resgatar corpos de garimpeiros na Terra Yanomami

Folha de Boa Vista- http://folhabv.com.br - 18/11/2016
O chefe da Casa Militar do Governo do Estado, coronel Nelson da Silva, disse ontem à tarde, em coletiva no Palácio Senador Hélio Campos, Centro, que os órgãos públicos montaram uma equipe para resgatar os corpos dos garimpeiros mortos por índios há 17 dias na região de Surucucu, na Terra Indígena Yanomami, no Município de Alto Alegre, a Centro-Oeste do Estado.

A equipe é composta por 13 agentes públicos e a previsão é que eles partam na manhã do domingo, 20. Participam da missão agentes da Fundação Nacional do Índio (Funai), policiais federais, membros da Associação dos Povos Yanomami, servidores da Secretaria Estadual do Índio, peritos do Instituto de Criminalística e policiais militares.

"Familiares dos garimpeiros cobraram das autoridades públicas a retirada dos corpos. Então, a governadora [Suely Campos, PP] se sensibilizou com esses pedidos e designou a Casa Militar para providenciar o resgate. Então, montamos esta equipe e partiremos neste domingo, se tudo ocorrer como o previsto", ressaltou o coronel.

A previsão é que a operação de resgate dure dois dias. Nelson falou que o local é de difícil acesso com mata fechada e que a viagem de Boa Vista até Surucucu, de helicóptero, dura uma hora e vinte minutos, em média. De Surucucu até o acampamento, onde supostamente estão os corpos de seis garimpeiros, são mais 20 minutos de voo.

"Todas as informações que temos a respeito do caso recebemos da Associação dos Povos Yanomami, mas ainda temos que confirmar. A Associação nos informou que foram seis garimpeiros mortos e que os corpos ainda estão no acampamento", frisou.

O coronel lembrou que é atribuição federal combater a garimpagem em terra indígena. Questionado sobre a demora para o resgate, Nelson da Silva disse que só agora o Governo do Estado conseguiu autorização federal para fazer a operação em terra indígena.



http://folhabv.com.br/noticia/Equipe-e-criada-para-resgatar-corpos-de-garimpeiros-na-Terra-Yanomami/22447
PIB:Roraima/Mata

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Yanomami
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.