Protesto de índios bloqueia frente da Funai

O Progresso- http://www.progresso.com.br - 18/11/2016
Depois da ocupação do prédio da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Campo Grande, na quinta-feira passada, por parte de 22 estudantes universitários e algumas lideranças indígenas do interior do Estado, um grupo de índios interditou, no início da tarde de ontem, a rua Maracaju, no trecho entre as ruas Pedro Celestino e Rui Barbosa, em protesto contra a exoneração do coordenador regional do órgão, Evair Borges, ocorrida no dia 10 passado e da nomeação do coronel da reserva do Exército, Renato Vidal Sant´Anna.

Os índios utilizaram monitores de computador e outros objetos para bloquear a pista, interrompendo o tráfego naquele trecho e portavam faixas, cartazes, arco, flechas e tacapes e usavam pinturas de guerra. Segundo lideranças indígenas, a BR-262, em Aquidauana, também foi bloqueada para o mesmo tipo de manifestação por cerca de 300 indígenas que participavam de um fórum de caciques naquela cidade.

Uma das líderes do bloqueio, que se identificou como Hekere Terenoe, afirmou que as comunidades indígenas querem um posicionamento do governo federal sobre a exoneração e nomeação do novo coordenador, realizadas sem consultas às comunidades do Estado e reclamou que os índios estavam sendo desrespeitados. O líder terena Maurílio Terena, da Aldeia Taunay, afirmou que o protesto também teve como foco criticar o fórum de caciques que acontece em Aquidauana, alegando que o evento foi criado por políticos ruralistas. "Esse fórum tem apoio de deputados ruralistas, participam apenas caciques, enquanto outras lideranças ficam de fora", argumentou Maurílio.



http://www.progresso.com.br/dia-a-dia/protesto-de-indios-bloqueia-frente-da-funai
PIB:Mato Grosso do Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Taunay/Ipegue
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.