Índios matam seis garimpeiros à flechada no Brasil

Correio da Manhã- http://www.cmjornal.pt - 20/11/2016
Seis garimpeiros que procuravam ouro na chamada Terra Indígena Yanomami, no interior do estado brasileiro de Roraima, na selva amazónica, foram mortos à flechada por índios daquela etnia. Os garimpeiros estavam desaparecidos desde o final de outubro, quando deixaram de contactar as famílias via rádio, como sempre faziam.

Segundo Júnior Hekuari, presidente da Associação dos Povos Indígenas de Roraima Hwenama, que conseguiu confirmar o massacre, as mortes ocorreram no dia 1 de Novembro, mas só agora foram confirmadas. A mesma fonte adiantou que os Yanomami negaram a morte dos garimpeiros durante todo esse tempo e que só agora reconheceram.

Ainda de acordo com o avançado por Hekuari, os Yanomami recusam dar detalhes sobre as razões do suposto confronto com os garimpeiros, afirmando que só pessoalmente falarão sobre o assunto com as autoridades que se deslocarem até à aldeia. Uma força especial formada por agentes da Polícia Federal e da Polícia Militar e membros do Ministério Público, da Funai (Fundação Nacional do Índio) e de associações indígenas foi montada pelo governo do estado de Roraima e desloca-se este domingo para a área do conflito, para tentar encontrar e resgatar os corpos e apurar responsabilidades.

Pelo pouco que se sabe, o conflito entre os indígenas e os garimpeiros, todos mortos por flechas, o que parece indiciar uma emboscada e não uma luta de proximidade, ocorreu na região de Homoxi, uma área remota no interior da reserva dos Yanomami, e os índios envolvidos na matança são da aldeia Xereu II. Os corpos dos garimpeiros, também de acordo com o pouco que se sabe até agora sobre a tragédia, foram deixados numa área de mata cerrada a 16 km da aldeia, cobertos por folhas.

Depois da apreensão com a ausência de notícias, as famílias das vítimas estão agora profundamente abatidas e espantadas com as mortes. Segundo familiares das vítimas, mesmo vivendo irregularmente nas terras dos índios, os garimpeiros tinham uma boa relação com os Yanomami.



http://www.cmjornal.pt/mundo/detalhe/indios-matam-seis-garimpeiros-a-flechada-no-brasil
PIB:Roraima/Mata

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Yanomami
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.