Corpos de garimpeiros mortos em área indígena chegam a Boa Vista

G1- http://g1.globo.com - 21/11/2016
Os corpos de seis garimpeiros mortos na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, chegaram a Boa Vista na tarde desta segunda-feira (21). O local onde os corpos foram encontrados ainda não foi informada.

Conforme a Associação dos Povos Indígenas de Roraima Hwenama, os garimpeiros foram atacados a flechadas durante um confronto com os Yanomami da comunidade Xereu II na região de Homoxi. Ainda não se sabe o que gerou o conflito.

"Todo o material recolhido foi encaminhado para o Instituto Médico Legal, onde passará por exames e perícia para identificação", informou em nota o Governo do estado, que enviou uma força-tarefa ao local do conflito para fazer o resgate dos corpos.

O presidente da associação, Júnior Hekuari, disse que o confronto ocorreu no dia 1o de novembro, mas as mortes só foram confirmadas na última segunda-feira (14).

A equipe enviada para o resgate foi composta por integrantes da Fundação Nacional do Índio (Funai), Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), Polícia Federal, Associação dos Povos Yanomami de Roraima, legistas do Instituto de Criminalística do estado e um policial militar.

"A Polícia Federal é o órgão responsável pelo processo de investigação das mortes dos garimpeiros, e quem poderá fornecer mais detalhes a respeito da causa dos óbitos", afirmou ainda a nota enviada pelo governo.


Identidades dos garimpeiros


Segundo familiares, os seis garimpeiros mortos foram identificados como: Raimundo Oliveira dos Santos, Hudson Fábio Monteiro, Leandro Rodrigues de Oliveira, Rarisson da Silva Pereira, Raimundo da Silva e Arthur Machado Cardoso. Eles atuavam ilegalmente na região.

Francisca Belo, esposa de uma das vítimas, contou à Rede Amazônica em Roraima que os garimpeiros tinham uma boa relação com os índios.

"Eles viviam amigavelmente. Às vezes, o tuxaua almoçava e dormia no mesmo barracão que eles", afirmou Francisca Belo.



http://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2016/11/corpos-de-garimpeiros-mortos-em-area-indigena-chegam-boa-vista.html
PIB:Roraima/Mata

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Yanomami
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.