ICMBio combate extração ilegal de madeira em Gurupi

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 25/11/2016
Durante a operação na reserva biológica no Maranhão, que contou com a participação da Polícia Federal, foram apreendidos e destruídos 4 caminhões transportando toras de forma ilegal


O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Polícia Federal deflagraram, entre os dias 17 e 23, a operação de selva "Curupira do Norte", nos municípios de Açailândia e Bom Jardim, no Maranhão. O objetivo foi combater a extração ilegal de madeira na Reserva Biológica do Gurupi e na Terra Indígena do Caru.

Durante a operação, foram apreendidos e destruídos quatro caminhões transportando madeira de forma ilegal, além de um trator de rodas e um jipe que dava suporte a plantações de maconha. A operação também conseguiu desativar uma serraria clandestina.

Nove armas de caça e animais mortos foram apreendidos no entorno das reservas. Os caçadores vão responder criminalmente. A operação também flagrou um motoqueiro transportando um saco de maconha em uma moto, com aproximadamente 1 kg da droga.

De acordo com Ruhan Saldanha, coordenador de fiscalização federal, as ações conjuntas de diferentes instituições têm como objetivo erradicar todo tipo de crime na região.

Segundo ele, a Reserva Biológica do Gurupi protege uma das últimas porções da Amazônia maranhense. As áreas são alvos de desmatamentos frequentes não só para a extração de madeira ilegal, mas também para o cultivo de maconha, criação de gado, sendo frequente a presença de grileiros e posseiros. A caça ilegal também constitui um problema sério na região.

Ainda segundo o agente, as áreas na região de Gurupi são muito grandes, o que dificulta as operações de fiscalização pelos órgãos federais e exige uma ação quase permanente, para combater o desmatamento e os demais ilícitos ambientais.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8571-icmbio-combate-extracao-ilegal-de-madeira-em-gurupi
Amazônia:Desmatamento

Áreas Protegidas Relacionadas

  • UC Gurupi
  • TI Caru
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.