Líder indígena Kayabi pede melhorias para sua comunidade

Folhamax- http://www.folhamax.com.br - 01/12/2016
O deputado Romoaldo Júnior (PMDB) recebeu na manhã de terça-feira (29) o prefeito do município de Apiacás, Adalto Zago, que veio juntamente com lideranças da comunidade indígena Kawaiwete (Kayabi), localizada no município. O líder indígena Taravy Kayabi pediu apoio do deputado para que ele leve o governador do estado para uma visita às terras do povo Kayabi e ao Parque Indígena do Xingu, no próximo ano.

"É importante que o governador e o deputado tenham essa agenda com a população indígena, porque é através de diálogos que a gente pode construir melhorias", disse Taravy, ao destacar que é urgente a viabilidade de emendas para a compra de balsas para levar os materiais de construção para as obras da escola e do posto de saúde no Parque do Xingu, que atualmente estão paradas.

"As obras estão todas paradas em função da falta desse transporte. Então é muito importante que o governador marque presença nestas comunidades no próximo ano", completou Taravy.

De acordo com o líder indígena, no Parque Indígena do Xingu, habita atualmente aproximadamente 14 etnias. Na terra indígena Kayabi, existe hoje uma população de cerca de 300 pessoas - entre Apiacás e Munduruku.

"Temos muito respeito pelo deputado Romoaldo porque ele tem conseguido ajudar a nossa comunidade. Hoje viemos trazer um convite especial para ele participar da formatura dos alunos do ensino médio da Escola da Terra Indígena Kayabi da Aldeia Cururuzinho. E também viemos convidá-lo para o jogo da Liga dos Campeões do Xingu que vai ser realizado no parque indígena do Xingu. Somos gratos ao parlamentar, ele sempre nos apoiou".



http://www.folhamax.com.br/cidades/lider-indigena-kayabi-pede-melhorias-para-sua-comunidade/107047
PIB:Tapajós/Madeira

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Xingu
  • TI Kayabi
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.