Luz Para Todos chega a 67 famílias de índios Kaingang no Rio Grande do Sul

Eletrosul -Brasília-DF - 26/11/2005
O programa Luz Para Todos, do governo federal, inaugurou obras de eletrificação rural no município de Benjamin Constant do Sul, no norte do Rio Grande do Sul. A cerimônia oficial de entrega das obras foi na sede da Associação da Terra Indígena do Votouro. De acordo com, o coordenador do programa no Rio Grande do Sul, João Ramiz, ao todo, foram atendidas 67 famílias indígenas, beneficiando 335 pessoas. As obras foram executadas pela Rio Grande Energia (RGE), totalizando um investimento de R$ 246.797,00, dos quais 65% repassados pelo governo federal.

O município de Benjamin Constant do Sul tem o segundo pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Terra Indígena do Votouro possui área de 3.341 hectares, onde 180 famílias vivem do artesanato e da agricultura familiar.

O presidente da Associação da Terra Indígena do Votouro, Alípio Lopes, planeja investimentos para melhorar as condições de vida da comunidade. "Antigamente, nós não tínhamos luz. Nem sabíamos para que era usada. Hoje, sabemos que a energia elétrica está mudando toda a nossa vida", afirmou. Entre os projetos de geração de renda a serem implantados está uma padaria e a produção de farinha de mandioca.

O programa Luz Para Todos, criado pelo governo federal, está sendo executado em parceria com os governos estaduais, concessionárias de energia elétrica e cooperativas de eletrificação rural e com o apoio das prefeituras. No Rio Grande do Sul, o programa já beneficiou 70 mil gaúchos, aproximadamente 14 mil domicílios. As instalações elétricas nas moradias são gratuitas e incluem um kit com três pontos de luz e duas tomadas.

Por sua amplitude e alcance nacional, o Luz Para Todos começa a ser reconhecido internacionalmente como o maior programa de inclusão elétrica do mundo. Até 2008, a previsão é fornecer energia para 12 milhões de brasileiros. No Rio Grande do Sul, segundo João Ramiz,a meta é levar luz elétrica para 57 mil famílias da zona rural até dezembro de 2006.
PIB:Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Votouro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.