É preciso falar sobre o índio

O Popular- http://www.opopular.com.br - 03/01/2017
Você sabe o que foi o Reformatório Krenak? Para a maioria das pessoas, a história pode até passar despercebida ou até indiferente, mas para os cineastas Claudia Nunes e Erico Rassi é preciso que se conheça um dos mais tenebrosos episódios da história nacional por intermédio do documentário Resplendor, também aprovado no programa da Ancine. Durante a ditadura militar, um presídio foi construído no interior da terra indígena Krenak, na região do Vale do Rio Doce, no município de Resplendor (MG) - daí o título do filme - para indígenas de todo o Brasil que, por algum motivo, entraram em conflito com a lei.

Pouco ou nada se sabia a respeito desse assunto. O fato veio à tona a partir da instituição da Comissão Nacional da Verdade, em 2011, quando descobriu-se que as graves violações de direitos humanos ocorridas durante o período militar brasileiro também atingiram os indígenas. Sob coordenação da psicanalista Maria Rita Kehl, a comissão dedicou um relatório temático aos povos indígenas, resgatando uma história até então invisível. O relatório final estimou que mais de 8 mil índios foram mortos.

O documentário será produzido integralmente com recursos do edital em questão. Atualmente, está em fase de pré-produção e as filmagens serão iniciadas ainda no primeiro semestre de 2017. "O filme vai abarcar o impacto psicológico da violência política na população indígena. Tendo como ponto de partida a história do surgimento do Reformatório Krenak, o longa quer mostrar os efeitos da violência política nos indivíduos e grupos humanos", comenta a realizadora Claudia.



http://www.opopular.com.br/editorias/magazine/%C3%A9-preciso-falar-sobre-o-%C3%ADndio-1.1203744
PIB:Leste

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Krenak
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.