Imperatriz colhe a ira do agronegócio

O Globo, Rio, p. 16 - 13/01/2017
Imperatriz colhe a ira do agronegócio
Escola de Ramos diz que não mudará enredo sobre o Xingu

RAFAEL GALDO
rafael.galdo@oglobo.com.br

Depois de patrocinar vários desfiles recentes na Sapucaí, os produtores rurais, enfurecidos com a Imperatriz Leopoldinense, levarão a primeira grande polêmica do carnaval 2017 a uma comissão do Senado e a uma reunião do Conselho do Agronegócio (Consagro), órgão consultivo ligado ao Ministério da Agricultura. É que, no enredo sobre o Xingu, a verde e branco incluirá fazendeiros e agrotóxicos na lista de ameaças ao Parque Indígena, criado em 1961, no Mato Grosso. O suficiente para uma reação em cadeia de associações e confederações ligadas ao setor, como adiantou a coluna de Ancelmo Gois. No olho do furacão, no entanto, a escola garante que não não mudará nada em seu desfile.
- Vamos manter tudo como planejado - afirma o carnavalesco Cahê Rodrigues, que explica a origem da celeuma. - Foi devido a uma ala que critica o uso indevido de agrotóxicos, inserida num setor do enredo que cita ainda as queimadas, os madeireiros e os danos ambientais causados pela Usina Hidroelétrica de Belo Monte. Em momento algum foi intenção da escola agredir o agronegócio.
Mas não são apenas as fantasias que provocam a ira do agronegócio. As críticas se dirigem também ao samba, que afirma que "o belo monstro rouba as terras dos seus filhos / devora as matas e seca os rios".
O senador Ronaldo Caiado (DEM) vai propor uma comissão temática em Brasília para debater o assunto. A ideia é convidar integrantes da Imperatriz a se explicarem, além de investigar as fontes de financiamento da verde e branco.
Já a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) ainda não se manifestou: só deve emitir um parecer após a discussão do tema no encontro do Consagro, prevista para o dia 19, reunindo os setores público e privado. O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, também não quis se pronunciar.

O Globo, 13/01/2017, Rio, p. 16

http://oglobo.globo.com/rio/carnaval-imperatriz-colhe-ira-do-agronegocio-20768420
PIB:PIX

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Xingu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.