Poço leva água potável a escola indígena

Fátima Missionária- http://www.fatimamissionaria.pt - 16/01/2017
Após a homologação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol (TIRSS), no estado brasileiro de Roraima, e a retirada do território dos não índios, as comunidades indígenas vão lentamente retomando a produção própia de alimentos, ganhando autonomia e reforçando a transmissão dos seus valores culturais.

Distribuídos por uma área com mais de 17 mil quilómetros quadrados, os 19 mil habitantes, pertencentes a 209 comunidades, das etnias Makuxi, Ingarikó, Taurepang, Jarekuna, Patamona e Wapixana, enfrentam agora novos desafios, relacionados com a autossustentabilidade, saúde, segurança, criação de infraestruturas e educação.

E foi precisamente pela falta de entendimento no que respeita ao ensino da língua indígena que a comunidade da Serrinha, na região do Baixo Cotingo, decidiu criar, em 2014, uma nova escola de ensino fundamental e médio, para acolher cerca de oito dezenas de alunos e servir de local de encontro para as reuniões comunitárias. Além de transmitir os conhecimentos da sociedade moderna, tem como objetivo pedagógico também o ensino da história e dos valores tradicionais, tais como os contos, cantos e danças, pinturas, costumes e a língua indígena.

Criada a escola, faltava resolver o problema da falta de água, que se tem agravado nos últimos anos pela estiagem prolongada no estado de Roraima, e que obriga a população da Serrinha a esperar pelo abastecimento por um camião cisterna, o que nem sempre acontece. Mais uma vez, a comunidade propôs-se a pôr mãos à obra, e pediu ajuda aos Missionários da Consolata, para angariar 5.000 euros, a verba necessária para construir um poço artesiano.

A campanha de recolha de fundos já está em curso, e logo que possível, será feita a escavação que irá levar depois uma caixa com capacidade para 5.000 litros de água. No local será ainda instalado um gerador que alimente a bomba de extração. Desta forma, os líderes indígenas e os missionários contam prevenir os riscos de doenças associadas ao consumo de água não potável, quer nos alunos, quer na restante população.



http://www.fatimamissionaria.pt/artigo.php?cod=36157&sec=8
PIB:Roraima/Lavrado

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Raposa Serra do Sol
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.