Catálogo mostra artesanato de mulheres em comunidade indígena

Folha de Boa Vista- http://folhabv.com.br - 19/12/2016
Artefatos utilitários, ritualísticos, decorativos e funcionais feitos com materiais variados: madeiras, fibras, cipós e outros recursos naturais foram registrados por meio do Catálogo de Artesanato que será lançado pela Instituto Federal de Roraima, por meio do programa Mulheres Mil.

O lançamento ocorre na Comunidade do Maturuca, Município do Uiramutã, Terra Indígena Raposa-Serra do Sol nesta terça-feira, dia 20, a partir das 16 horas.

A confecção e o uso dos artefatos, no caso das mulheres, comumente refere-se às coisas da casa e de seus arredores.

Os produtos demonstram conhecimento sobre o manejo de espécies vegetais, transporte e armazenamento de matérias-primas.

O catálogo apresenta resultados de mais de oito anos de atividades do projeto Mulheres Mil, que tem como objetivo de atender mulheres em situação de extrema pobreza e vulnerabilidade social.

Novecentas e trinta e três mulheres foram atendidas, de 2013 até este ano, pelos Campi Amajari, Boa Vista Centro, Novo Paraíso, Bonfim e Zona Oeste.

Pelo Campus Amajari, foram mais de 200 mulheres que participaram de três cursos: Molho de Pimenta; Artesanato e Pintura em Tecido; e Padeiro. As localidades atendidas estão todas em áreas indígenas: Guariba (Amajari), Boca da Mata (Pacaraima) e Maturuca (Raposa-Serra do Sol), onde será lançado o catálogo.

De acordo com a diretora de Ensino do CAM, Pierlangela Cunha, que coordenava o programa antes de assumir a direção de Ensino, em outubro deste ano, pode-se dizer que o Mulheres Mil garantiu a várias mulheres a oportunidade de mudar de vida, aprendendo uma profissão e tendo hoje renda própria.

O acompanhamento do pós-curso é enfatizado por Pier como importante, e isso tem sido feito por meio da divulgação dos trabalhos e de pegar as mulheres em suas comunidades e levá-las para expor seus produtos em eventos como feiras, fóruns, festejos, entre outros.

"O catálogo vai ajudar a divulgar os trabalhos dessas mulheres, que se tornam empreendedoras e multiplicadoras dentro da própria comunidade, para que mais pessoas possam conhecer e comprar", disse Pier.

Para a gestora institucional do Programa Mulheres Mil do IFRR, Maria da Natividade Alves de Oliveira, o catálogo é resultado do esforço conjunto de todos os campi.

"É uma felicidade poder finalizar o trabalho com esse catálogo", comentou.



http://folhabv.com.br/noticia/Catalogo-mostra-artesanato-de-mulheres-em-comunidade-indigena/23559
PIB:Roraima/Lavrado

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Raposa Serra do Sol
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.