Indígena é ameaçada de morte por ex-marido e grupo de amigos na aldeia Te' Ýikue

CaarapoNews- http://www.caaraponews.com.br - 20/01/2017
A indígena D.A.A (21) procurou a Delegacia de Polícia Civil de Caarapó, na tarde desta sexta-feira (20), para fazer uma denúncia conta V.R (24) e seu tio T.A (48). Ambos são acusados de fazer ameaças a comunicante.

A indígena contou na delegacia, que foi casada por aproximadamente seis anos com V.R, com o qual nesse período teve dois filhos. Sendo o mais velho, atualmente com cinco anos, registrado com o nome do pai, e, contudo, o mais novo, com oito meses de vida, ainda sem registro.

Consta no Boletim de Ocorrência da Polícia Civil, que o filho mais novo não possui o nome do pai, pois, quando estava no segundo mês de gestação, a comunicante foi abandonada pelo ex-marido.

Diante do fato a indígena ajuizou ação de reconhecimento de paternidade e pensão alimentícia, razão pela qual o autor passou a ameaçá-la.

A vítima disse aos policiais que o ex-marido convive em união estável com uma prima da comunicante R.A. filha de T.A.

Sendo que o tio e o sobrinho se uniram para ameaçar a comunicante, pois, acreditam que ela está a atrapalhar o casamento de sua prima.

A vítima informou ainda que por volta das 12h desta sexta-feira, tio e sobrinho foram até a casa de sua mãe na Reserva Indígena te' Ýikue, para agredi-la, com o objetivo de coagi-la a desistir da mencionada ação judicial.

Consta no BO que T.A é integrante da "polícia da aldeia", e foi acompanhado de pelo menos 10 homens daquele grupo, além do outro acusado, no caso, o ex-marido da comunicante.

Na ocasião ambos estavam com os rostos pintados, e que todos eles estavam portando facões. Sendo que quem recebeu foi a genitora da comunicante.

Conforme o BO os autores disseram: "A gente veio aqui pra bater na D.A.A. Pra gente se livrar dela e do bebê. Pra ela parar de pedir pensão.". Diante da ausência da comunicante, os autores prometeram voltar lá neste sábado (21), para cumprir com o prometido.

Diante da situação a comunicante acredita ser necessário o deferimento de medidas protetivas de urgência em seu favor.



http://www.caaraponews.com.br/noticia/79548/indigena-e-ameacada-de-morte-por-ex-marido-e-grupo-de-amigos-na-aldeia-te%E2%80%99-%C3%BDikue
PIB:Mato Grosso do Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Caarapó
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.