Justiça Federal suspende despejo de duas áreas invadidas por índios em MS

Campo Grande News- http://www.campograndenews.com.br - 02/02/2017
A Justiça Federal suspendeu o mandado de reintegração de posse de quatro fazendas invadidas por índios no município de Caarapó, a 283 km de Campo Grande. A decisão foi tomada pelo juiz da 2ª Vara Federal em Dourados e modifica ordem emitida em dezembro do ano passado pelo mesmo juízo.

De acordo com o Cimi (Conselho Indigenista Missionário), a decisão suspende o despejo dos guarani-kaiowá dos tekohas Nãmoy Guavira'y e Jeroky Guasu - cada um formado por duas fazendas - até o julgamento final da ação.

As áreas fazem parte do território Dourados Amambai Peguá I, identificado pela Funai em maio do ano passado. Localizada nos municípios de Amambai, Caarapó e Laguna Carapã, a área tem 55.590 hectares.

As reintegrações de posse foram determinadas à Funai (Fundação Nacional do Índio). Como o prazo estipulado não foi cumprido, a Justiça mandou a Polícia Federal retirar os índios.

Entretanto, segundo o Cimi, em ofício à Justiça Federal o comando da PF apontou "probabilidade concreta" de mortes durante a reintegração. Com base no argumento, o juiz suspendeu as reintegrações.

O magistrado também apontou decisões recentes do STF (Supremo Tribunal Federal), que afastam o cumprimento de mandado de reintegração de posse quando houver risco de remoção de grandes contingentes de pessoas.

Outros dois pedidos de despejo em relação a essas mesmas áreas ainda estão valendo, mas a Justiça Federal solicitou mais informações aos fazendeiros sobre o pedido de reintegração e a tendência é suspender o despejo.



http://www.campograndenews.com.br/cidades/interior/justica-federal-suspende-despejo-de-duas-areas-invadidas-por-indios-em-ms
PIB:Mato Grosso do Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Dourados-Amambaipeguá I
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.