Braz Melo cobra melhorias na Reserva Indígena

Agora MS- http://www.agorams.com.br - 22/02/2017
O vereador Braz Melo (PSC) solicitou ao Coordenador Regional da FUNAI em Dourados, Vander Aparecido Nishijima, informações sobre as nomenclaturas das ruas, vielas, travessões e estradas que fazem parte do perímetro urbano da Reserva Indígena "Jaguapiru e Bororó".

O questionamento do vereador se faz necessário por entender que os cidadãos indígenas devem ter a dignidade e serem atendidos pelo poder público com a localização de suas residências, mapeadas e registradas ao município. "Assim os moradores da reserva indígena podem receber correspondências e usufruir de todos os direitos inerentes aos cidadãos brasileiros" afirma o vereador.

Este ano, no dia 03 de setembro, será comemorado o centenário da criação da reserva Indígena de Dourados, que foi instituída devido as concessões de terras à Companhia Mate Laranjeiras fundada em 1883.

Mas foi em 1915 que o Serviço de Proteção ao Índio passou a atuar junto à etnia Guarani na região da atual Grande Dourados. A Reserva Indígena de Dourados foi a segunda área de terras criada por meio do Decreto Estadual de MT no 401 de 03/09/1917, que reservou uma área de terras com cerca de 3600 hectares para colônia dos índios de Dourados (Posto Indígena Francisco Horta Barbosa).

Desde a criação da Reserva Indígena, tem se intensificado esforços para adequação em moradia, saneamento básico, educação e segurança dentro da reserva. Para Braz "o poder público tem papel essencial no resgate da dignidade e dever de levar para a Reserva todos os benefícios e direitos inerentes à cidade".



http://www.agorams.com.br/jornal/2017/02/braz-melo-cobra-melhorias-na-reserva-indigena/
PIB:Mato Grosso do Sul

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Dourados
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.