Lideranças do Mato Grosso desembarcam no Rio para desfilar na Imperatriz

O Globo, Rio, p. 10 - 24/02/2017
Índio vai apitar na Sapucaí
Lideranças do Mato Grosso desembarcam no Rio para desfilar na Imperatriz
No domingo, agremiação vai levar para a avenida enredo sobre ameaças a etnias

Rafael Galdo

RIO - Do Xingu para a Sapucaí. Depois de enfrentar uma polêmica com o agronegócio por causa do enredo sobre o parque indígena do Mato Grosso, a Imperatriz Leopoldinense recebeu nesta quinta-feira, no Aeroporto Santos Dumont, seus convidados especiais para a festa de domingo: 17 lideranças indígenas de diferentes etnias. Dez são do Alto Xingu e vão desfilar no Sambódromo domingo.
Alheios à celeuma que levou associações de produtores rurais a protestarem contra fantasias e parte da letra do samba da verde e branco, os índios chamaram atenção de outros passageiros que também desembarcavam. O cacique Raoni, um dos principais militantes contra a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, na Bacia do Rio Xingu, também fazia parte da comitiva. No desfile, a obra será representada por um monstro, num setor que mostrará as ameaças ao parque indígena - entre elas, o uso indiscriminado de agrotóxicos, o que despertou a ira do agronegócio.
Do aeroporto, ao grupo foi para Santa Teresa, onde ficará hospedado. Mais tarde, os índios seguiriam para o ensaio da escola, em Ramos. A imersão no mundo do carnaval também inclui visita ao barracão da Imperatriz na manhã desta sexta-feira. O ápice será pisar na Sapucaí, domingo, quando a agremiação será a terceira a desfilar.
Na apresentação, a verde e branco já adiantou que Raoni vem no último carro. Mas os grandes homenageados do enredo estarão também em outras partes do desfile. Alguns virão na quarta alegoria. Outros desfilarão até em alas.
No fim do ano passado, foram os sambistas da Imperatriz que fizeram o caminho inverso. O carnavalesco Cahê Rodrigues foi até o Xingu buscar inspiração.

O Globo, 24/02/2017, Rio, p. 10

http://oglobo.globo.com/rio/liderancas-do-mato-grosso-desembarcam-no-rio-para-desfilar-na-imperatriz-20974179
PIB:PIX

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Xingu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.