ICMBio promove expedição na Flona do Crepori

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 13/03/2017
Iniciativa busca subsidiar acordo de gestão com as populações tradicionais da unidade


A equipe de Gestão Socioambiental e Uso Público da Unidade Avançada de Itaituba (PA) realizou expedição à Floresta Nacional (Flona) do Crepori, unidade de conservação (UC) administrada pelo ICMBio no Pará. A ação teve como objetivos divulgar o perfil das famílias beneficiárias e iniciar o processo de discussão sobre o acordo de gestão com as populações tradicionais da UC. A atividade contou com a participação e colaboração de servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Serviço Florestal Brasileiro (SFB).

A equipe realizou atividade de divulgação nas regiões oeste e leste da Flona, cujas famílias são encontradas nas proximidades de três rios principais: Tropas, Crepori e Marupá. Durante essa ação, os moradores da UC foram informados quanto à publicação do perfil de família beneficiária. Ademais, discutiu-se o significado de ser beneficiário, assim como os critérios que balizaram tal definição. Por fim, falou-se sobre o processo de elaboração do acordo de gestão da Flona do Crepori, com ênfase nas etapas e na importância da participação comunitária.

Visitas a aldeias indígenas

A Floresta Nacional do Crepori e a Terra Indígena (TI) Munduruku encontram-se separadas pelo Rio das Tropas. Contudo, há registros de interfaces entre os povos indígenas e a floresta nacional. Por isso, a expedição envolveu a realização de visitas a algumas aldeias da TI Munduruku.

A ideia é dialogar com as lideranças e com a comunidade sobre os modos de vida desses povos, incluindo possíveis usos de recursos realizados no interior da Flona, assim como informá-los sobre a publicação do perfil de família beneficiária e o trabalho de elaboração do acordo de gestão. Ao longo da atividade, foram visitadas as aldeias São João, Mangueirinha, Bananal, Vila Nova, Maloquinha e Caroçal.

Conselho Consultivo

Os resultados obtidos durante a expedição foram apresentados em reunião ordinária do Conselho Consultivo da UC, realizada no último dia 9 de março, em Itaituba. O Conselho discutiu, ainda, o planejamento das próximas etapas do processo de elaboração do acordo de gestão, que incluem a realização do diagnóstico participativo das ocupações e usos do território e a construção de propostas de acordo em reuniões comunitárias com a população beneficiária da unidade.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8770-icmbio-promove-expedicao-na-flona-do-crepori
UC:Floresta

Áreas Protegidas Relacionadas

  • TI Mundurucu
  • UC Crepori
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.